Arte no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇAO
Arte: Criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta)  que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto  de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, aarquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Hoje, alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para comunicar-se.

Quem faz arte: O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha.Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.

Por que o mundo necessita de arte: Porque fazemos arte e para que ausamos é aquilo que chamamos de função da arte  que pode ser:
* feita para decorar o mundo
* para espelhar o nosso mundo (naturalista)
* para ajudar no dia-a-dia (utilitária)
* para explicar e descrever a história
* para ser  usada na cura de doenças
* para ajudar a explorar o mundo.

Como entendemos a arte: O que vemos quando admiramos uma arte depende:
* da nossaexperiência e conhecimentos
* da nossa disposição no momento
* da imaginação e
* daquilo que o artista pretendeu mostrar.

“A arte é apenas um substituto enquanto a beleza da vida for deficiente. Desaparecerá proporcionalmente, à medida que a vida adquirir equilíbrio.” Piet Mondrian

2. ARTE BRASILEIRA
2.1- PRÉ-HISTÓRIA
O Primeiro Homem das Américas
Escavações feitas noboqueirão da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, pela equipe da arquiteta Niède Guidon encontraram o que eles acreditam ser restos de uma fogueira e pedras lascadas, datadas em mais de 50 mil anos. A comunidade científica internacional se dividiu sobre o tema. Alguns rechaçam essas pesquisas, ponderando que a suposta fogueira pode ter sido na verdade madeira incinerada por um raio e quenada garante que as rochas não foram lascadas durante a queda de um bloco. A questão por trás dessa briga é a elucidação de qual teria sido a porta de entrada do homem na América. De um lado estão os que acreditam que foi a travessia do estreito de Bering, entre 15 mil e 12 mil anos atrás - quando o nível do mar chegou a descer 100 metros em relação ao atual -, tenha sido o único caminho adotado.Para quem não aceita essa exclusividade, outra porta de entrada do continente americano poderia ser a costa do Pacífico na América Latina, com viajantes vindos do sudeste asiático e das ilhas oceânicas. Ou seja, a colonização teria acontecido por povos diferentes em épocas diferentes. A situação começou a tomar novos rumos com a descoberta da toca do Garrincho. Dentes com 15 mil anos foramdesenterrados e apresentados ao público. Com essa idade, são os fósseis humanos mais antigos do continente. Se confirmada, a presumida datação em 40 mil anos das pinturas do sertões da Bastiana também será um grande indício de que o homem pode ter vivido aqui bem antes do que na América do Norte. Se aceitos pela comunidade internacional, os dentes e desenhos - que não podem ser causados por raios ouquedas de blocos - representarão uma nova fase nos estudos sobre a ocupação do continente. As mais importantes pinturas rupestres do Brasil:
* PEDRA PINTADA (PA) em 1996, a arqueóloga americana Anna Rosevelt achou pinturas com cerca de 11.000 anos.
* PERUAÇU (MG), tem vários estilos de pinturas entre 2.000 a 10.000 anos. Exibe espetaculares desenhos geométricos.
* LAGOA SANTA (MG), suas...
tracking img