Arte no Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Identificação da exposição

Nome- Arte no Brasil, uma história na Pinacoteca de São Paulo
Data de início: 15 de outubro de 2011
Local- Pinacoteca do Estado de São Paulo. Praça da Luz, 2. São Paulo
Período de exibição- Exposição de longa duração
Curador: Ivo Mesquita

Texto de conceituação curatorial geral da exposição com notas bibliográficas
A exposição geral teve como curador-chefeIvo Mesquita, o qual de acordo com o catálogo da exposição da Pinacoteca, diz que a curadoria geral do espaço durou 4 anos, contendo um acervo de cerca de 9 mil obras. Ele trata a exposição Arte no Brasil, uma história na Pinacoteca brasileira como possuidora de dois eixos temáticos: o imaginário visual sobre o País, que se inicia com as pinturas dos viajantes estrangeiros dos séculos XVII ao XIXe segue até os anos 1930, em que se estabelece a distinção entre os termos “belas artes” e “arte moderna”.
Desse modo, passa por marcos históricos e movimentos consequentes como a Independência, a República e a primeira geração de modernistas. A exposição é cronológica e também trata o processo de formação de arte no pais, passando pelo ensino, produção, mercado, críticas e museu.

Texto deconceituação curatorial do núcleo da exposição com notas bibliográficas
O núcleo trata da Pintura de Gênero, termo que, segundo o catálogo da Pinacoteca, faz referência às ”representações mais objetivas do cotidiano de diferentes classes que conviviam nos centros urbanos”. Segundo esta mesma fonte, estas condições provêm da ascensão de uma nova classe média no século XIX, a burguesia, que setornam os novos consumidores da arte e, por isso, pretende-se agradá-la no que diz respeito à temática.
O material também explica que, para isso, os temas abordados pela academia no período colonial como os padrões greco-romanos e ideal de beleza, deram espaço às cenas domésticas, dramas morais e valores simples da vida rural. [Isso porque esta era promovida pela Igreja Católica e pela Monarquia]Relação com o conceito geral curatorial do item 2
A exposição Arte no Brasil trata a arte brasileira passando por períodos históricos do Brasil. A pintura de gênero tratava temas novos para a arte, uma vez que seu público consumidor havia mudado. Dramas morais e cenas domesticas da pintura de gênero,




Relação com o núcleo
A pintura de gênero transferiu a arte para um novo públicoconsumidor, a classe média urbana apareceu como um novo possível caminho para o desenvolvimento artístico. Sendo assim, novos temas passaram a ser debatidos. O quadro de Pedro Weingärtner transmite alguns dos temas tratados, como o comportamento feminino, o erotismo, o drama moral e o interior doméstico, e assim estabelece uma relação com o núcleo da sala da Pinacoteca. O interior doméstico e o dramamoral, que são características da pintura de gênero, ficam juntos no 2º painel da obra, ilustrados pelo olhar de dúvida da mulher e o ambiente no qual ela se encontra.
Outro tema desse gênero que foi tratado pelo pintor, é a figura da mulher tanto como algo que nos faz questionar seu comportamento feminino quanto o erotismo. No quadro A fazedora de anjos, a figura da mulher remete tanto ao seucomportamento ao pensar em algo, quanto ao erotismo devido a uma possível traição no primeiro painel da obra.
Conceituação da montagem da obra
A obra de Pedro Weingärtner, A fazedora de anjos, se encontra na sala 7-pintura de gênero da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O quadro de dimensões 151 X 375, se encontra em uma parede branca e não há afastadores na obra, ou seja, não há impedimentodo público para olhar bem de perto. Existe um texto explicativo sobre a obra abaixo da etiqueta, sendo que em toda a sala, somente 4 obras possuem tal texto. A esquerda do quadro de Weingärtner, é possível encontrar o quadro de Oscar Pereira da Silva, chamado A escrava romana, (1894) e a direita, Maternidade, (1906) de Eliseu Visconti. Na parede em que o quadro está sendo exibido, há somente...
tracking img