Arte naturalista (incompleto)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Iniciou-se durante as duas primeiras décadas do século XVII graças a pintores italianos como: Orazio Gentileschi, sua filha Artemisia, Bartolomeo Manfredi e Battistello, e mais tarde graças aos estrangeiros que foram trabalhar naItália, como o francês Valentin de Boulogne, o holandês Gerrit van Honthorst e o espanhol José de Ribera, chamado o Espanholeto.

O Naturalismo difere do Realismo, masnão é independente dele. Ambos crêem que a arte é a representação mimética e objectiva da realidade exterior. Foi a partir desta tendência geral para o Realismo mimético que o Naturalismo surgiu, sendo por isso muitas vezes encarado como uma intensificação do Realismo. As características principais são: tentativa de aplicar à literatura as descobertas e métodos da ciência do séc.XIX (filosofia,sociologia, fisiologia, psicopatologia, etc), tentando explicar as emoções através da sua manifestação física (apresenta, assim, mais razões científicas do que o simples descrever dos factos do Realismo); resultou muitas vezes na escolha de assuntos mais chocantes (alcoolismo, jogo, adultério, opressão social, doenças, as suas causas e consequências), vocabulário mais terra-a-terra, motes maiscativantes ou detalhes mais fotográficos.

O Naturalismo acabou por se tornar uma doutrina (instituiu que o indivíduo era primária e fundamentalmente modelado pela hereditariedade, meio e educação - pela "natureza"), com uma certa visão muito específica (Eça de Queirós chamou-lhe a "forma científica que a arte assume") do Homem e do seu comportamento, tornando-se mais concreto mas também maislimitado que o Realismo, embora que, como os olhos do observador/escritor não são lentes inanimadas, a reprodução da realidade em cada uma das obras Naturalistas, pode reconhecer-se como sendo individual, e os Naturalistas acabam por afastar-se da própria teoria.
FONTE: Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/naturalismo.html

No Brasil, as primeiras obrasnaturalistas são publicadas em 1880, sendo influenciadas pela leitura de Émile Zola.
O primeiro romance é O mulato (1881) do maranhense Aluísio de Azevedo, o escritor que melhor representa a corrente literária do naturalismo brasileiro. Além dessa obra, foi o responsável pela criação de um dos maiores marcos da literatura brasileira: O cortiço.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Naturalismo#PinturaNaturalismo em arte se refere para a descrição de objetos realísticos ambientes naturais. O movimento do Realismo do século XIX defendeu naturalismo em reação para as estilizadas e idealizadas representações de assuntos em Romantismo, mas muitos pintores adotaram uma aproximação semelhante durante os séculos. Um exemplo de Naturalismo é a obra de arte do artista americano William Bliss Baker,cujas pinturas da paisagem são consideradas algumas dos melhores exemplos do movimento do naturalismo. Uma parte importante do movimento do naturalismo foi a perspectiva de vida de Darwin e sua visão da futilidade do homem contra as forças da natureza.
O Naturalismo começou no começo da era da Renascença, e se desenvolveu mais durante a Renascença, como por exemplo a Escola Florentina.
Naturalismo éum tipo de arte que presta atenção em qualquer detalhe preciso e retrata objetos e coisas como são.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Naturalismo_(arte)

1. Naturalista
Por Dicionário inFormal (SP) em 30-05-2009
Que se refere ao naturalismo, baseado na natureza.
Pessoa que se dedica à história natural ou é verdade, secretário do naturalismo
2. Naturalista
Por Dicionário inFormal (SP) em08-10-2010
Alguém que vê algo acabado e acredita que ali pode sim ser reconstruindo.
É uma pessoa que encherga onde ninguem mais acredita,incentiva o outro etc.
Galinha e a águia, se a águia for criada com galinhas,pessoas acham que ela será como uma galinha, mais águia sempre sera uma águia e uma pessoa naturalista acredita que uma vez águia sempre aguia.

3. Naturalista
Por Dicionário...
tracking img