Arte nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE TRABALHANDO A ARTE COMO CONHECIMENTO INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Julmara Goulart*

Resumo
Este artigo propõe uma reflexão a respeito do ensino da Arte na Educação Infantil, mais especificamente sobre a possibilidade de se trabalhar nessa área segundo as tendências contemporâneas, as quais enfatizam, cada vez mais, o conhecimento. Trata-se de uma experiência de estágio numa classe comalunos de quatro a cinco anos.

Palavras-chave: ensino da arte, educação infantil, metodologia, arte e
conhecimento.

*

Acadêmica da sétima fase do Curso de Artes Visuais da UNESC, sob a orientação da Profa Dra. Elizabeth Milititsky Aguiar. E-mail: juma_goulart@ig.com.br.

143

Introdução Introdução
As Artes podem contribuir para desenvolver criticidade, sensibilidade e criatividade,durante o processo de aprendizagem da criança, desde a mais tenra idade. Para alcançar esse objetivo, porém, o ensino formal deve estar fundamentado na aproximação da criança com o mundo artístico. A partir do final dos anos 80 e da década de 90, autores como Brent Wilson (1989), Ana Mae Barbosa (1991) e Elliot Eisner (1991) apresentaram a idéia de que o ensino bem orientado da Arte pode prepararos diversos segmentos humanos a desenvolverem sensibilidade e criatividade por meio da compreensão desse universo (BARBOSA, 1991). Para que isso aconteça, é necessário que o professor seja um pesquisador, um profissional que busque a contextualização do assunto trabalhado, procurando mostrar as produções artísticas da humanidade como produtos de um contexto social e histórico. A prática doprofessor precisa ser constantemente revista, em cada um dos experimentos realizados em sala de aula, pois a pesquisa que se aplica adequadamente à Educação, conforme nos fala Dickel (1998, p. 57), é aquela que
(...) desenvolve teoria que pode ser comprovada pelos professores. É nesse contexto que se faz necessário o professor como pesquisador, movido por indagação sistemática, tornando a sua prática damesma forma hipotética e experimental.

O que se observa, com freqüência, na Educação Infantil, é que, em muitas aulas chamadas de “Arte”, as crianças ainda são tratadas como desprovidas de capacidade intelectual, sendo a matéria simplificada em seu ensino e trabalhada na forma de exercícios tais como cortar, pintar e amassar. Nos melhores casos, configura-se como um momento expressivo deexploração de materiais ou ilustrativo de temas relacionados às datas comemorativas e outros assuntos. Tais práticas vinculam-se à concepção tradicional de ensino e dos livre-expressionistas, característica de períodos anteriores ao atual, deixando de lado a reflexão, a apreciação e o conhecimento efetivo presentes na Arte, dando a impressão de que esse campo do conhecimento humano não tem conteúdo e,por isso, pode ser trabalhado como mero exercício motor ou como livre-expressão.1

1 Fazendo-se um resgate histórico da Arte-Educação, é importante lembrar que a livre expressão, citada por Ana Mae Barbosa (1991) como a prática que conduziu ao laissez-faire, surgiu contrapondose ao excesso de rigidez do ensino da Arte, gerando, ao longo do tempo, um “esvaziamento conteudístico neste ensino cujaimportância se pretendia resgatar”.

144

Bosi (2000, p. 44), citando um estudo feito por Panofsky, reforça o conceito de “Arte como Conhecimento”:
Neste arco de quase trinta séculos, apesar da patente diversidade de conteúdos e valores, mantém-se como denominador comum o princípio de que arte é forma cognitiva, percepção do real histórico e psicológico, mimeses.

A Proposta Curricular deSanta Catarina (1998, p. 187) tem, no seu encaminhamento metodológico fundamentado nos aportes da Proposta Triangular, desenvolvida por Ana Mae Barbosa,2 a visão de que um ensino significativo compreende o objeto artístico a partir de três áreas: a produção, a fruição e a contextualização. Nesse sentido, faz-se importante frisar que o currículo global, e especificamente o de Artes, é algo que...
tracking img