Arte na mesopotamia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte na Mesopotâmia

2. Introdução 
A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa “terra entre rios".
1.4 Localização
Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.
1.5 Povos
Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estespovos, podemos destacar: babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população:  água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefíciooferecido pelos rios eram as cheias que  fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.
1.6 Religiosidade
Os mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, adoravam várias divindades e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal. A maior parte dos deuses tinham características antropozoomórficas. Isto significa que eram representados em forma humana e animal.Os deuses se diferenciavam dos homens por serem mais fortes, todo-poderosos e imortais. Representavam elementos da natureza, como o vento, a água, o sol, etc. Cada cidade tinha um deus próprio e, quando uma alcançava predomínio político sobre as outras, seu deus também se tornava mais cultuado.
2. Arquitetura
O edifício característico da arquitetura suméria é o zigurate, depois muitocopiado pelos povos que se sucederam na região. Era uma construção em forma de torre, composta de sucessivos terraços e encimada por um pequeno templo.
2.1 Material utizado
Adobe, material de construção mais importante desta civilização. Os mesopotâmicos também fizeram a cozedura da argila para obter terracota, com a qual fizeram cerâmica, esculturas e tábuas para a escrita.
2.1.1 Adobe
Otijolo de adobe é um material vernacular usado na construção civil. É considerado um dos antecedentes históricos do tijolo de barro e seu processo construtivo é uma forma rudimentar de alvenaria. .
2.1.2 Azulejos

2.2 Temática
2.3 Grandes monumentos
As obras mais representativas da construção na Mesopotâmia - os zigurates ou templos em forma de torre - são da época dos primeiros povossumérios e sua forma foi mantida sem alterações pelos assírios. Na realidade, os zigurates (pirâmides com degraus e rampas laterais coroada por um templo), tratava-se de edificações superpostas que formavam um tipo de torre de faces escalonadas, dividida em várias câmaras.
2.3.1 Portas e portais

2.3.2 bibliotecas
A Biblioteca de Nínive, um dos mais importantes legados da Mesopotâmia para a história,foi encontrada no século 19 por arqueólogos ingleses. Ela pertencia ao rei assírio Assurbanipal 2º (século 7 a.C.) e era composta por uma coleção de mais ou menos 25 mil plaquetas de argila (material usado para escrita na época), com textos em cuneiforme, muitos deles bilíngües, em sumeriano e acádico. Considerada a primeira biblioteca da história, a Biblioteca de Nínive guardava compilações dediversos tipos de texto: cartilhas sobre o mundo natural, geografia, matemática, astrologia e medicina; manuais de exorcismo e de augúrios; códigos de leis; relatos de aventuras e textos religiosos.
2.3.3 Tumbas
No que se refere às tumbas, os monarcas aquemênidas, que não seguiram a tradição zoroástica de expor seus cadáveres às aves de rapina, mandavam escavar suntuosos monumentos funerários nasrochas de montanhas sagradas. Uma das tumbas mais conhecidas é a de Dario I, na encosta do monte Husseim-Kuh. Sua fachada imita o portal de um palácio e é coroada com o disco do deus Ahura Mazda. Este foi o modelo seguido posteriormente nas necrópolis.
2..3.4 muralhas
Primeiro, foram as muralhas erguidas ao redor da Babilônia, capital do seu reino; depois, os palácios construídos com um luxo...
tracking img