Arte na idade moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte na Idade Moderna


Introdução

Durante toda a história, o mundo evoluiu e com isso a arte também evoluiu. Neste trabalho nós iremos falar sobre uma das etapas da arte, a etapa que o correu durante a Idade Moderna e foi uma das mais fascinantes, com grandes artistas que fizeram por merecer esse título.
Iremos falar também sobre os três principais movimentos artísticosocorridos nessa época: o renascimento, o barroco e o rococó. O Renascimento é o principal de todos eles, além de contar com características incríveis, contou com os principais nomes da arte, por exemplo: Leonardo Da Vinci e Michelangelo, na pintura, e William Shakespeare, na literatura. Apresentaremos, também, as particularidades do Barroco e do Rococó, que também são incríveis.

Arte na Idade ModernaA arte moderna se refere a uma nova abordagem da arte em um momento no qual não mais era importante que ela representasse literalmente um assunto ou objeto. Essa arte era livre e o artista podia representar o que quisesse em suas obras, sem seguir nenhuma regra.

Movimentos Artísticos na Idade Moderna
* Renascimento: começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa,durante os séculos XV e XVI.
* Barroco: surgiu no século XVII e suas características enfatizaram as transformações ocorridas na Idade Moderna.
* Rococó: é a fase do Barroco compreendida entre 1710 e 1780.

Renascimento
Renascimento foi o período da história europeia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte.O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.
Nas artes o Renascimento se caracterizou, em linhas muito gerais, pela inspiração nos antigos gregos e romanos, e pela concepção de arte como uma imitação da natureza, tendo o homem nesse panorama um lugar privilegiado.
Mas mais do que uma imitação, a natureza devia, afim de ser bem representada, passar por uma tradução que a organizava sob uma óptica racional e matemática, num período marcado por uma matematização de todos os fenômenos naturais.

Pintura renascentista

A pintura renascentista tornou-se uma arte racional e científica pela procura do equilíbrio, da dimensão humana e, consequente realismo anatómico, e pela correta e rigorosa representaçãoda perspectiva.

Principais pintores do Renascimento
Sandro Botticelli (1445-1510)
Defendeu a prevalência do desenho sobre a modelação, criando corpos esguios e graciosos, integrados em harmoniosas composições. Suas pinturas eram principalmente de carácter mitológico e algumas de inspiração religiosa.
Principais obras: O Nascimento de Vênus e A Coroação da Virgem.

Leonardo daVinci (1452-1519)
Foi um pesquisador e contribuiu para diversos trabalhos, que auxiliaram no estudo da perspectiva, da Anatomia Humana e das proporções matemáticas. Dominou a técnica de luz e sombra e da perspectiva.

Principais obras: A Última Ceia e Mona Lisa.

Michelangelo (1475-1564)
Foi aprendiz de um renomado pintor de Florença e logo aos 13 anos, já entendia sobre opadrão grego de beleza e a filosofia de Platão. Suas obras apresentavam imagens do Antigo Testamento, com o foco na criação do homem.

Principais obras: O teto da Capela Sistina.

Escultura renascentista

Os valores greco-romanos ganham maior importância no século XIII. O italiano Niccolò Pisano se empenhou na reformulação dos padrões góticos. Mantendo motivos religiosos, mas comexpressões humanas, ele assinalou o início do Renascimento na escultura.

Principais características da
escultura renascentista

- Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade.
- Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade. 
- Profundidade e perspectiva.
- Estudo do corpo e do caráter humano.

Principais escultores do Renascimento

Niccolò Pisano
Se...
tracking img