Arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECIDO EPITELIAL.
Sabemos que grupos de células que são similares quanto à estrutura, função e origem embrionária, e que são unidas por quantidade variada de material intercelular, são referidos como tecidos. Apesar da complexidade do organismo humano, há apenas quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso.
Os epitélios são, por definição, camadas decélulas que recobrem as superfícies e revestem as cavidades do corpo. Em geral, recobrem a maioria das superfícies livres do corpo, interna e externamente.
Os epitélios são constituídos por células geralmente poliédricas, justapostas, entre as quais se encontram poucas substâncias intercelulares. Uma das propriedades dos tecidos epiteliais é a capacidade de coesão entre as células, as quais formamcamadas celulares contínuas. As células epiteliais estão sempre acompanhadas de tecido conjuntivo subjacente, com o qual ficam ligadas por uma delgada camada, denominadas de membrana basal.
Tecido epitelial pode ser classificado em duas categorias: membrana de cobertura ou revestimento e o glandular. O tecido epitelial forma uma barreira, que recobre as superfícies do corpo e o revestimento dos tubose ductos que se comunicam com a superfície. Também reveste as cavidades naturais como: a boca, as fossas nasais e o conduto auditivo.
 
Composição:
As membranas epiteliais são compostas unicamente por células. Para que as células epite-
liais formem uma membrana contínua, suas bordas são unidas pelas junções celulares. Essa membranas possuem espessura variável, sendo que algumas têm aespessura de apenas uma célula.
 
FUNÇÕES:
Os tecidos epiteliais têm como funções principais:
Revestimento das superfícies
Absorção
Secreção
Sensorial
Alarga distribuição dos epitélios no organismo, em órgãos com as mais diversas funções, explica o porquê da variada morfologia e fisiologia dos tecidos epiteliais.
 
NUTRIÇÃO E INERVAÇÃO:
Com raras exceções, os vasos sangüíneos não penetram nosepitélios, de modo que não há contato direto das células com a parede dos vasos. A nutrição dos epitélios geralmente é feita por difusão dos nutrientes através da membrana basal, que é a conexão ao tecido conjuntivo. Portanto, para que o oxigênio e os nutrientes possam chegar a suas células, eles devem se difundir pela substância intercelular do tecido conjuntivo subjacente, a partir dos capilaresdeste. No caso dos epitélios pluriestratificados os nutrientes devem passar por um número variável de camadas para atingir as células mais superficiais. Os epitélios são inervados, recebendo terminações nervosas livres que, às vezes, formam uma rica rede intra-epitelial.
 
CLASSIFICAÇÃO
:
O epitélio de revestimento é geralmente classificado de acordo com a forma das células da superfície livredo tecido, porção das células epiteliais que forma a superfície do corpo ou reveste as cavidades e a luz dos vários tubos, e com o número e arranjo das camadas celulares do tecido. Geralmente a forma do núcleo acompanha a forma da célula. O eixo maior do núcleo acompanha sempre o eixo maior das células. Como freqüentemente não se observam limites nítidos entre as células epiteliais, a forma dosseus núcleos é de grande importância, pois nos dá, indiretamente, uma idéia da forma das células, e indica se elas estão dispostas em uma ou várias camadas.
 
QUANTO AO NÚMERO DE CAMADAS:
Epitélio Simples: É quando a membrana epitelial é formada por uma única camada de células. A totalidade das células está em contato com a lâmina basal.
Epitélio Estratificado: Quando a espessura é dada porduas ou mais camadas de células.
Epitélio Pseudo-estratificado: Quando algumas células da membrana basal estendem-se da parte mais inferior até a superfície, e outras não, simulando mais de uma camada, já que os cortes perpendiculares à superfície mostram núcleos em dois níveis. Todas as células tocam a lâmina basal.
 
QUANTO A FORMA DAS CÉLULAS.
Epitélio Pavimentoso:
Consiste de células...
tracking img