Arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Na pré-historia o desenho surgiu como forma de as pessoas se comunicarem facilitando o desenvolvimento de uma linguagem falada e escrita e pode-se dizer que durante muito tempo o desenho cumpriu a função de registrar os acontecimentos de uma época e um dos meios de expressão e comunicação em que se exterioriza os pensamentos criativos.

Grandes artistas, anônimos ou não, ao longo denossa historia deixaram seu legado na arte de desenhar em afrescos, estatuários, cerâmicas, mosaicos, pinturas nos mais diversos aspectos.

Na idade moderna vários acontecimentos e era consideradas como uma época de “ Revolução Social “, deixando para trás o sistema feudalista e predominando o capitalismo, genericamente percebido como uma fase de transição .

Neste momento da historia, váriosestilos se destacaram como o Renascimento, na precisão do desenho, a técnica do sfumato e a presença da perspectiva e um maior realismo, o maneirismo que foi uma escola de excessos, distorções, contrastes,sonhos e detalhamentos,onde sobressaem as ilusões de ópticas; o Barroco considerado o período das luzes na Itália,destacando-se na construção e decoração de grandiosas igrejas e dramaticidade edinamismo dos movimentos; e encerrando com o rococó e seivas, o branco e os tons claros substituíram as cores taciturnas e o excesso de dourado.

Palavras Chaves: perspectiva, sensibilidade, renascer, sonhos.

1 - INTRODUÇÃO

No século XV, deu-se a idade Moderna, tendo como referencial a Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, em 1453. Seu fim tem como marco a revolução Francesa em1789.

Neste período, vários estilos se consagram com o Renascimento, Maneirismo, Barroco e Rococó Luiz XVIXVI.

Há varias datas para estipular o inicio da Idade Moderna. Segundo Gombrich ( 1999,p 475 ), os tempos modernos começam com a descoberta da América por Colombo em 1492.

Há vários acontecimentos e Isso datas distintas, abordadas por historiadores, na delimitação cronológica desteperíodo. se deve, principalmente, as divergências de interpretação quanto a origem e evolução do Sistema Capitalista. Porem, a Tomada de Constantinopla e a Revolução Francesa são os marcos iniciais e finais mais aceitos para delimitar esta fase.

A era moderna pode ser considerada como uma época de ‘ Revolução Social’, deixando para trás o sistema feudalista e predominando o capitalismo. Para algunspesquisadores, este momento histórico que vai do século XV ao XVIII é, genericamente percebido como uma fase de transição.

Neste sistema capitalista, como enfatiza Arruda e Peletti ( 1994,p.128)

(...) definem-se as relações assalariadas de produção , há a nítida separação entre os detentores dos meios de produção (capital) e os que só possuem o trabalho o trabalho. O capitalismo também secaracteriza por produção para o mercado, trocas monetárias, organização empresarial e espírito de lucro.

Durante trezentos anos, o Brasil viveu isolado e fechado. A única janela, mesmo assim restrita ao Nordeste, foram os artistas de Mauricio de Nassau, nos anos 1630. Desde a primeira a metade do século XVII, não havia acesso ao Brasil para artistas, viajantes ou naturalista.

2 - O RENASCIMENTONo Renascimento, idade do Humanismo – de 1.400 d.C.a 1-600 d.C.,o homem tornou-se o elemento central, voltado para si.

Segundo Hogarth (1998,p. 50)

Na representação do humanismo, o artista renascentista via o homem como uma forma monumental, como uma figura de grandiosidade e esperança, inunda pelas ânsias, esforços e paixões da humanidade universal. Com as suas formas anatômicascorretas, vital e exalando energia, simbolizava a vida como ela poderia ser.

Devido ao humanismo e ao ideal de liberdade predominante naquele período, o artista renascentista teve a oportunidade de expressar suas idéias e sentimentos sem estar submetido à igreja ou a outro poder. Foi neste período que a pintura e a escultura deixaram de ser uma ocupação como qualquer outra para tornar-se uma...
tracking img