Arte indígena

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTÔNIO JOÃO Nº: 05
DIEGO GOMES Nº: 11
KATHIA HELLEN Nº: 19
KELLY AFONSO Nº: 20
MARCELA BRITO Nº: 22
PABLO STUART Nº: 25RODRIGO SANTOS Nº: 27

ARTE INDÍGENA BRASILEIRA

CEM 10
DF, CEI , Abril de 2011
GDF-SEE-GREC-CENTRO DE ENSINO MÉDIO 10 DE CEILÂNDIA
Componente curricular: Artes Visuais
Professor: Pedro
Alunos: ANTÔNIO JOÃO Nº: 05
DIEGO GOMES Nº: 11
KATHIA HELLEN Nº: 19
KELLY AFONSO Nº: 20MARCELA BRITO Nº: 22
PABLO STUART Nº: 25
RODRIGO SANTOS Nº: 27
Série: 3°do Ensino Médio Turma: C Turno: Matutino

Índio
Arte brasileira

CEM 10
DF, CEI, Abril de 2011
1. Introdução
Nestas terras colonizadas por portugueses, aonde viria a se formar um país chamado Brasil, já havia populações humanas que ocupavam territórios específicosdizemos que são "nativos" porque estavam por aqui antes da ocupação européia.
Segundo a Funari, muito se perdeu da História. “Uns 99%”, diz, pois o que se preservou foram cerâmicas, pedras e pinturas nas cavernas. “Mas das danças, casas e costumes do cotidiano restou quase nada”, lamenta.
Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivemno país. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas.

2. Arte em pedra
A confecção de instrumentos de pedra (ex.: machadinhas, colares) foram de extrema importância no passado indígena, mas nos dias atuais os índios não mais costumam produzir artefatos em pedra devido à inserção de instrumentos de ferro, que semostraram mais eficientes e práticos, embora algumas tribos ainda utilizem estes artefatos para ocasiões especiais.
Apesar de a pedra estar sendo substituída pelo ferro, por questões de eficiência, ainda há atualmente que utilizam artefatos de pedra. Um exemplo é o índio da tribo Awaeté ou Parakanã, que fica no Pará. O instrumento de pedra usado por eles é o labrete, que é um adorno usado num orifíciosob o lábio inferior.

3. Arte em Madeira

Cada povo indígena tem uma maneira própria de expressar suas obras. As artes indígenas são diferentes em várias localidades do mundo, já que manuseiam pigmentos, madeiras, fibras, plumas, vegetais e outros materiais da maneira em que estes estão disponíveis nas localidades. Os artefatos produzidos são objetos de troca entre os diferentes povos(até mesmo com o branco), e podem ser utilizados como uma alternativa de renda.

A madeira é utilizada para a fabricação de diferentes trabalhos nas tribos indígenas. Os artefatos produzidos são utilizados como ornamentos, máscaras, bancos, bonecas, para reproduzir a imagem de animais e homens, canoas, entre vários outros.

Ao pesquisar sobre a técnica da arte em madeira dos indígenas, sãoencontradas informações limitadas. Ao se ouvir a palavra “Arte”, o que nos vem à cabeça é algo que seja feito para enfeitar, para embelezar e transmitir a realidade em uma forma livre e única. Mas esquecemos que arte vai além da pura estética, em sua forma bela e equilibrada. A arte envolve a idéia que se tem do mundo de forma que o produto final seja útil de alguma maneira.

A técnica da arte emmadeira dos indígenas vai além da cuia, da figura representando animais e homens, do enfeite para estante ou da bijuteria. Está incluído também: canoas, o arco e flecha, as bacias, os bancos, os instrumentos musicais entre diversos outros utensílios que os índios usam em seu dia-a-dia e que não apresentam valor comercial aparente.

4. Cerâmica
O contato manual com a terra levou o homem a...
tracking img