Arte hegeliana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte Hegeliana

Arte Hegeliana ou Hegelianismo é uma corrente filosófica desenvolvida por
Georg Wilhelm Friedrich Hegel. (Lê-se Reiguel)

HISTÓRIA
Não podemos falar de Arte Hegeliana sem contar um pouco a historia de seu fundador: Hegel.
Ele nasceu na Alemanha (onde viveu por toda vida) em 1770, morreu em 1831. Foi Filosofo, ideológico, professor de Filosofia e reitor nas maiores emelhores Universidades alemãs.
Nos seus 61 anos de vida, Hegel se firmou como um dos maiores pensadores da filosofia ocidental, escritor renomado, desenvolveu teorias que exerceu grande influência em todo mundo. Seu sistema abrangeu varias áreas do conhecimento: como a política, a psicologia, a arte, a filosofia e a religião. Mas, vamos focar nossas pesquisas no campo da ARTE, especificamente aESTÉTICA que é o que nos interessa por enquanto.
Em suas obras Hegel confessa uma verdadeira paixão pelas artes. E foi a partir dele, que a palavra ESTÉTICA ganhou sua real dimensão dentro da Filosofia da Arte.

ESTÉTICA
O termo Estética não foi criada por Hegel, mas foi com ele que essa disciplina alcançou seu pleno desenvolvimento e maior reconhecimento.
A palavra Estética vem do grego aisthesisque significa sensação.
Para os mais desavisados, Estética pode significar o sentido equivocado dos salões de beleza e clínicas que prometem eternizar a beleza física. Mas o sentido da palavra, Está muito longe disso.
Para Hegel, Estética pode ser compreendida como a ciência do sentido, ou da sensação, cujo objeto maior é a arte, que provoca efeitos e sensações diversos no espírito humano, aexemplo de: admiração, maravilhamento, temor, repulsa, raiva, compaixão, etc.

O belo (Artístico ou natural?)
No campo da Estética o conceito mais promovido quase sempre foi o BELO e para Hegel, o único belo que interessa é o belo artístico, o das produções humanas. Acreditava que o belo artístico é sempre superior ao belo da natureza. É uma produção do espírito, e o espírito sendo superior ànatureza, sua superioridade se comunica igualmente aos seus produtos, e por consequência, à Arte. Com base na perspectiva hegeliana de compreensão do campo da estética, é importante considerar a arte enquanto produção humana, Hegel evidencia, a exclusão do belo natural, a exemplo de uma paisagem bela, um belo ser humano, belo animal, etc. O belo, para Hegel, é produção humana e o belo artístico estáacima da natureza.

CONCEITO (na Arte)
No seu conceito Deus se forma e se cria a si mesmo no processo histórico.
Afirmava que: "Tudo o que é real, é também racional e tudo o que é racional, é real". Isso significa que a realidade é capaz de ser expressada em categorias reais. A dimensão mais profunda com a qual o homem se relaciona, é com o espírito absoluto, por se conhecer, profundamente, asi mesmo, possibilitando o desdobramento de três níveis relevantes: a arte, a religião e a filosofia. De acordo com a doutrina Hegeliana: A arte representa a ideia, na qual o homem em sua intuição acredita, que o espírito absoluto se manifesta. A arte é a emanação do espírito e tem como finalidade, representá-lo.

ARTE (Conteúdo e forma)
A arte é responsável por expor por meios sensíveis aIdeia absoluta.
No conteúdo da arte, Hegel associa a Ideia e a forma que se refere a sua configuração exterior e sensível, nessas duas categorias (conteúdo e da forma) que nasce o belo artístico.
Chineses, indianos e egípcios não atingiram o mesmo nível de beleza que os gregos, porque o conteúdo de suas artes eram ainda indeterminados, suas representações mitológicas eram desprovidas da belezaideal, moldadas por um pensamento pouco evoluído. Hegel enfatiza que o problema destes artesãos não era técnico, não era habilidade manual que lhes faltava. Trata-se de uma deficiência de conteúdo e pensamento. Para ser excelente uma obra de arte deve ter como ponto de partida um conteúdo verdadeiro e absoluto.
Valorização da ARTE CLÁSSICA
Hegel sempre valorizou a arte clássica dos gregos, rica...
tracking img