arte gíotica

1267 palavras 6 páginas
A arte da literatura gótica no contexto da Inglaterra setecentista
Camila Mello
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda em Literatura Comparada.
Mestre em Literaturas de Língua Inglesa. e-mail: mello.camila@yahoo.com.br
Resumo
: O objetivo deste artigo é o de apresentar uma coletânea de dados sobre a recepção dos primeiros e mais influentes romances góticos ingleses do sé culo 18, bem como apresentar algumas ideias interessantes que os autores de tais obras teceram sobre a arte de escrever.
Para tal, começamos com o contexto histórico da Inglaterra no século 18, passamos para o nascimento da literatura realis ta e da literatura gótica, e te rminamos com concepções e crí- ticas dos autores góticos setecentistas sobre sua arte.
Palavras-chave
: 1. romance gótico. 2. literatura in glesa. 3. Inglaterra setecentista
Muito se sabe sobre a situação da literatura na Inglaterra no século 18. Que os preceitos do Iluminismo e o advento da Revolução Industrial fomentaram certas mu- danças na arte da escrita não é novidade.
Que tais mudanças correspondiam aos ansei- os da emergente classe média também não nos espanta. Que os consagrados autores ingleses de tal cenário histór ico indicaram em diversos pref ácios o tom realista e pres- critivo de suas obras não é informação nova. Em plena efervescência do espírito racio- nalista, o gênero gótico nasceu como uma re sposta às limitações que tal ideologia prefi- gurava. Assim como seus contemporâneos realis tas, os escritores de literatura gótica também pensavam sobre a escrita, também refletiam sobre o seu tempo, e também li- davam com a crítica e com seus demais leitores.
O objetivo deste trabalho, portanto, é o de apresentar uma coletânea de dados sobre a recepção dos primeiros e mais influe ntes romances góticos ingleses do século
18, e apresentar também algumas concepções interessantes que os autores de tais obras teceram sobre a arte de escrever. Para tal, es te trabalho

Relacionados