Arte gotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com origem na Europa, a arte gótica começa na arquitetura e se expande depois para a escultura e a pintura. Exuberante e de forte apelo emocional, o estilo gótico é anterior ao Renascimento.Rosácea é o nome dado às grandes janelas circulares das fachadas das igrejas góticas.
Filippo Brunelleschi,foi o arquiteto projetou a cúpula octogonal da Catedral de Florença. A obra se impõe sobre acidade.
Os vitrais góticos trazem ao interior da estrutura arquitetônica Leveza, transparência e inundação de luz.

Fonte:http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1849822-arte-g%C3%B3tica/#ixzz1uJ0R3RCY

Além da função decorativa e de elemento de forte simbologia eles fornecem-nos inúmeras informações acerca das características e do modo de vida durante a Idade Média. Os vitrais eramamplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, o efeito da luz solar que por eles penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagensretratadas, em sua maioria, cenas religiosas.
Os templos católicos de estilo gótico construídos na Idade Média revelam toda a magia dos ocultistas e sociedades secretas da época. os sinais cabalísticosestão por toda a parte: nas altas colunas de mármore, nos capitéis, nos arcos, nos altares. Eles contam a história da construção das catedrais góticas - símbolos da religiosidade católica mas tambémdos mais profundos mistérios da magia que imperava na Idade Média.
Estão ali rastros dos druidas (sacerdotes celtas que reverenciavam as florestas como divindades), visíveis na arquitetura quelembra um bosque petrificado. Estão também nas rosáceas - um dos mais importantes símbolos da ordem dos cavaleiros templários e dos maçons - desenhadas nos vitrais. Estão ali ainda os signos do zodíaco -prova de que a astrologia era admitida pelos papas da igreja da época.
Enfim, Notre Dame, Chartres, Amien, Colônia e Duomo de Milão podem ser vistas como gigantescos livros de pedra, cuja...
tracking img