Arte figurativa e arte abstrata

FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES – FITS

ROSANA REGIA OLIVEIRA FERREIRA DOS SANTOS

ARTE FIGURATIVA E ABSTRATA

MACEIÓ
NOVEMBRO 2012

Arte Figurativa

De acordocom as aulas, textos e as apresentações na sala de aula, a arte figurativa é representada por pessoas, objetos, paisagens, animais, flores etc. É representada com formasque são reconhecidas para quem visualiza a obra. O artista utiliza as cores da realidade visual, buscando representar a realidade na tela. O Renascimento, o barroco, orealismo, impressionismo e o expressionismo, são exemplos de estilos artísticos onde o figurativo realista é muito forte.
Um dos artistas que faz parte da artefigurativa e que foi apresentado pelo grupo que participei, é Edvard Munch. Ele tinha um estilo artístico relacionado aos sentimentos e tragédias humanas como a angústia, morte,depressão, saudade. Em suas obras as pinturas são desfiguradas, passando uma sensação de angústia e desespero. Tinha forte expressividade no rosto das personagensretratadas. Esse artista foi um dos mais importantes do expressionismo. Algumas de suas obras:



O Grito (1893) – Edvard Munch Melancolia (1892) - Munch

Arte AbstrataA Arte Abstrata é a arte em que não há representação de imagens do mundo real. É representada através de pintura, escultura, gravura, arte gráfica etc. Nela o artistatrabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesmaobra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas. Algumas obras:

Improvation XIX - Wassily Kandinsky 1ª Aquarela Abstrata Wassily Kandinsky
tracking img