Arte digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A PRODUÇÃO EM ARTE DIGITAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA-PR.


Anselmo Rodrigues de Andrade Júnior
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR


Ana Luiza Ruschel Nunes
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR




resumo

Como as escolas públicaspodem se utilizar da Arte Digital para o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais? A busca por subsídios que possam validar o uso da tecnologia dentro da escola, associado a possibilidade apresentada pelo arte- educador em facilitar o acesso tecnológico ao aluno se configura em um desafio para a educação no século XXI. A pesquisa procura mostrar a relevância desta temática investigando aprática e produção artística digitais na formação inicial dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR e as implicações do processo criativo. A abordagem é qualitativa através da investigação-ação, com experiências visuais produzidas em ambiente virtual e utilizando o computador de maneira híbrida, emergindo em outras opções para a produçãoartística nas Artes Visuais.


Palavras-chave: Arte, Educação, Arte digital, Produções Artísticas.

Abstract

How public schools can use the Digital Art in the process of teaching and learning in Visual Arts? The search for grants that can validate the use of technology within the school, coupled with the opportunity presented by the art educator to facilitate access to the technological studentsets a challenge for education in the twenty-first century. The research aims to show the relevance of this issue and urging the practice of digital art production students of graduation in Visual Arts from Universidade Estadual de Ponta Grossa. The approach is qualitative research through the action with visual experiences produced in a virtual environment with a north using the computer sohybrid, in other emerging options for artistic production in the Visual Arts.

Key Words: Art, Education, Digital Art, Artistic Production
O Estado da Arte: revisão da produção científica em arte e tecnologia como balizador na pesquisa.


O “estado da arte” ou “estado do conhecimento” possui extrema importância dentro da pesquisa, pois fazer referência ao que já foi descoberto no assuntopesquisado evita investigações desnecessárias e abre caminho para novas possibilidades dentro da pesquisa. Conhecer o estado da arte:


[...] auxilia na melhoria e desenvolvimento de novos postulados, conceitos e paradigmas.Trata-se de uma actividade árdua por ser crítica e reflexiva. Não se pode copiar no papel informações geradas por outros autores, sem fazer jus aos mesmos através dareferência. Também não se deve iniciar um processo de colocação de dados sem reflectir sobre eles, sem relacioná-los com a temática desenvolvida, sem interagir com o autor, apresentando um novo texto, com força argumentativa e conclusões adquiridas pela reflexão. (MARQUES, 2004, p.17)




Para Ferreira (2002) o estado da arte é a pesquisa de caráter bibliográfico, que parece trazer odesafio de mapear e de discutir certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, com isso pode-se ter uma visão de como estão sendo produzidos os estudos de determinada área, quer seja em monografias, dissertações teses e artigos.
Com base nos dois autores citados podemos afirmar que não existe uma pesquisa efetiva sem o conhecimento do “estado da arte”, pois o pesquisador quenão possuir o conhecimento dos estudos já produzidos na área de pesquisa tenderá a fazer um trabalho repetitivo, sem originalidade.
Sendo assim muitas produções científicas sobre o tema estão investigados e apontam o estado da arte, sobre arte e tecnologia e que destacamos alguns interlocutores que pesquisaram sobre a temática, como: Domingues;Venturelli (2005); Domingues(1997;2008);...
tracking img