Arte Design

Páginas: 15 (3714 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Lina Bo Bardi

Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, foi uma arquiteta modernista ítaliana. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi e sua obra mais conhecida é o projeto da sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP).



O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 7 denovembro de 1968, na Avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. Famoso pelo vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais popularesícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo.








“A arquitetura é criada, 'inventada de novo', por cada homem que anda nela, que percorre o espaço, subindo as escadas, ou descansando sobre um guarda-corpo, levantando a cabeça para olhar, abrir, fechar uma porta, sentar-se ou levantar-se e ter um contato íntimo e ao mesmo tempo criar 'formas' noespaço; o ritual primitivo do qual surgiu a dança, primeira expressão do que viria a ser a arte dramática. Este contato íntimo, ardente, que era outrora percebido pelo homem, é hoje esquecido. A rotina e os lugares comuns fizeram o homem esquecer a beleza de seu 'mover-se no espaço', de seu movimento consciente, dos mínimos gestos, da menor atitude..."


Quando não posso construir, desenho; quandonão posso desenhar, escrevo; quando não posso escrever, falo.” Com essa máxima, Le Corbusier não deixa dúvidas de que, para ele, a missão maior do arquiteto é a construção. É ela que fundamenta e alimenta o desenvolvimento tecnológico e intelectual em torno da disciplina arquitetura: modos de construir, de criar espaços e habitar. Mas, diz ele, qualquer recurso de linguagem –desenho, escrita ou fala–pode ser veículo da construção.
Com essa pequena introdução quero abordar aqui um aspecto da obra de Lina Bo Bardi (1914-92) que só agora começa a ser mais divulgado e conhecido por acadêmicos e arquitetos: seus escritos.
Prevê-se que essa lacuna diminua, com a promessa de que em pouco tempo os arquivos da arquiteta (cerca de 6.000 itens catalogados pelo Instituto Lina Bo e P.M. Bardi) possamser acessados pelo público na Casa de Vidro, que ela construiu para si e para Pietro Maria Bardi no Morumbi, em São Paulo. Com isso, deve vir à luz a coerência que uniu sempre seu pensamento e sua obra construída.
A obra arquitetônica de Lina tem sido cada vez mais difundida mundo afora, surpreendendo e ganhando crescente prestígio por sua relevância na atualidade. Em tempos de crise econômica nospaíses ricos e de falência de certa arquitetura-espetáculo (pautada pela aparência e por malabarismos formais que acabam por roubar-lhe a alma), a obra de Lina Bo Bardi continua a apontar caminhos.
Na sua arquitetura pública e democrática, vale a definição de Alvar Aalto de que “o arquiteto é um servidor da sociedade”. Nela, emoção, surpresa e descoberta, aliados a um extremo rigor, ditam o tome o ritmo. Cito aqui o Solar do Unhão (1962), na Bahia; o Museu de Arte de São Paulo (1968) e o Sesc Fábrica da Pompeia (1982), ambos em São Paulo.
São três obras exemplares, voltadas à promoção do encontro de pessoas e à convivência humana. Nelas, pode-se ver ao mesmo tempo a evolução do pensamento de Lina ao longo dos anos e também a permanência, ou insistência, de certas proposições em todo operíodo.
Mas o fato é que Lina Bo Bardi também escrevia –e escrevia bem. Entre tantos textos que comprovam como a linguagem escrita pode, para além do desenho, expressar conceitos de arquitetura, encontra-se, por exemplo, esta menção ao Sesc Pompeia: “Existem sociedades abertas e sociedades fechadas; a América é uma sociedade aberta, com prados floridos e o vento que limpa e ajuda.
Assim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte e design
  • Arte e Design
  • Arte e design
  • Arte e design qual é o limite?
  • Hist ria da Arte e do Design
  • Arte x Design
  • Design e arte: campo minado
  • Bacharelanda em Artes e Design

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!