Arte de reciclar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os problemas ambientais já não são imperceptíveis aos olhos da humanidade, tornaram - se uma realidade muito triste. São muitos os danos e prejuízos da natureza, entre eles a questão do lixo. Milhares e milhares de resíduos sólidos ocupam espaço nos aterros sanitários, nos lixões, nas ruas, entre outros lugares, provocando doenças, saturando a vida útil de cada destinação final etornando-se uma alternativa de renda aos catadores de materiais recicláveis e até fonte de alimentos aos mais desesperados.
O extraordinário avanço da tecnologia tem proporcionado ao homem acesso à recursos inimagináveis; paradoxalmente, este passou a produzir maior quantidade e diversidade de poluição da água, do solo, do ar, emissão de gases, derrubada de árvores, matança de animais, ações quedevastam, desequilibram e tornam cada vez mais pobre o nosso habitat.
Torna-se verdade que nas últimas décadas tem ocorrido esforços por parte dos governos para a reversão desse quadro, mencione-se a Convenção de Estocolmo, o tratado de Kioto, a Eco92 no Rio e por último o encontro de Nações em Copenhague. Apesar desses acordos extraídos nessas conferências surtirem alguns efeitos, os resultadostem sido bem aquém dos desejados. Ainda falta aos governantes a dose certa de sensibilidade para a resolução do problema.
Se levarmos em conta que a sustentabilidade é nada mais que preservar o Planeta Terra, chegamos a conclusão que a reciclagem está embutida nesse processo e nesses conceitos.
Um dos objetivos deste trabalho é como tornar a reciclagem uma arte que além de gerar emprego e rendatambém ajuda na conservação do meio ambiente e ensina a prática de uma vida sustentável.

“Em tese, não há nada do lixo que não possa ser transformado em algo útil à humanidade, inclusive os materiais orgânicos, que podem ser reciclados como adubos ou como fonte de energia.” (SINGER, 2005, prefácio).

Também buscou-se através deste trabalho mostrar quais são os tipos de lixo e como podemser reutilizados de maneira inteligente, buscando-se assim um olhar diferenciado sobre essa nova arte, a arte de reciclar .
Hoje tornou-se uma arte pois por todos os lugares que lançamos nosso olhar vemos objetos de arte de feito de materiais recicláveis.
Outro ponto que nos levou a esse tema foi o avanço dos problemas ambientais em nosso mundo globalizado, tudo hoje leva a um pensar renovado emrelação ao lixo e a arte feita deste tem enchido os olhos das pessoas, que materiais antes descartados de qualquer maneira, hoje possam se transformar em objetos da arte moderna.
Também foca-se nesse trabalho a infinitas criações que podem brotar da utilização destes materiais.
Nosso trabalho terá como base a pesquisa bibliográfica onde nos apoiaremos em autores que falam sobre essa arte, bemcomo sobre a reutilização desses materiais.

























Capitulo 1

1.1 O que é reciclagem?
Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. È o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados,separados e processados para serem usados como matéria-prima no desenvolvimento de novos produtos.
A reciclagem é um processo de transformação de materiais usados em novos produtos, sendo empregada na recuperação de uma parte do lixo sólido produzido (REINSFELD, 1994). Uma vez reciclados esses materiais são reaproveitados, podendo ser encontrados em produtos como livros, fitas de áudio e vídeo,lâmpadas fluorescentes, concreto, bicicletas, baterias, pontos-de-ônibus, banheiros públicos e pneus de automóvel (VALLE, 1995).
Segundo VALLE (1995), o ato de reciclar significa refazer o ciclo, permite trazer de volta, a origem, sob a forma de matéria-prima aqueles materiais que não se degradam facilmente e que podem ser re-processados, mantendo suas características básicas. Essa prática,...
tracking img