Arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte da Guerra
O famoso livro é um legado do militar general chinês Sun Tzu (544 – 496 a.C.), escrito com a finalidade de passar seus conhecimentos de guerra, um tratado que foi testado pelopróprio imperador. O livro é um “guia prático” de 122 páginas sobre a guerra, na forma como era praticada há mais de 2.000 anos.
Utilizado em treinamentos no mundo todo, “A Arte da Guerra” ganhou fama comanalogias recentes com o dia-a-dia empresarial, a competição por mercados e a lógica capitalista de concorrência. É uma leitura ilustrativa que apresenta boas ideias sobre como se comportar no campode batalha, principalmente quando o fracasso representava perder a própria vida – diferente da empresarial.
A Arte da Guerra é de uma importância única nos escritos militares e estratégicos de toda ahistória da humanidade. Segundo especialistas, apenas Carl von Clausewitz se pode comparar, mas este é de longe mais acessível á leitura. Mas que um livro militar é um livro filosófico.
Capítulos dolivro
I- Análises e Planos: “Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada”.
II- Operações de Guerra: “Na guerra, preze pela vitória rápida e evite as operações prolongadas”.III- Preparando o Ataque: “A melhor inteligência militar é atacar as estratégias dos inimigos, em seguida atacar suas alianças, depois atacar seus soldados em seu próprio campo”.
IV- Posições eTáticas: “A invencibilidade repousa na defesa, a vulnerabilidade revela-se no ataque”.
V- Estratégia do Confronto Direto e Indireto: “Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é umaquestão de organização”.
VI- Pontos Fracos e Pontos Fortes: “Um grande general não é arrastado ao combate, ao contrário, sabe impô-lo ao inimigo”.
VII- Manobras: “Quando cercar o inimigo, deixeuma saída para ele, caso contrário, ele lutará até a morte”.
VIII- Eventualidade: “Um general que perde facilmente o controle e se deixa levar pela cólera, será ludibriado pelo inimigo através...
tracking img