Arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Explicação dos Slides



1. Capa

Imagem de uma gravura antiga, retirada de uma capa de livro. Em tom avermelhado, pois esta cor representa perigo e alerta.

2. Apresentação da Obra



A Arte da Guerra foi escrito por Sun Tzu cerca de 500 anos antes de Cristo.

Trata-se do ensino de estratégias de combate e táticas de guerra. Súdito do rei da província de Wu, Sun Tzu viveu emturbulenta época dos Estados guerreiros na China, há 2.500 anos e era um filósofo-estrategista que comandou e venceu muitas batalhas. Com inteligência e argumentos muito racionais, o autor expôs a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas.



3. Importância da Obra



Obra considerada é um clássico no mundo empresarial por que ensina como as técnicas deguerra podem nos auxiliar no dia a dia empresarial. Os ensinamentos de Sun Tzu, embora sejam de outra cultura e de uma época em que empresas basicamente não existiam, nos mostram que as técnicas de guerras podem sim ser utilizadas em nosso dia a dia. E, se bem utilizadas podem nos levar à vitória dos conflitos comerciais e também em quase todos os ramos da atividade humana.


4. Sinopse daObra



Sun Tzu ateve-se aos pontos que são comuns a todas as batalhas.
O autor usa como ponto de partida o importante papel que a guerra desempenha na vida social, sendo a causa da desgraça dos povos. Analisa sua influência na economia e observa o quanto ela é prejudicial ao povo; como general, sabia o quanto a manutenção das tropas custava ao Estado e como a passagem das tropas aumentava ainflação nas províncias. Assim, é do interesse de todos que o conflito, quando necessário, seja resolvido de maneira sucinta, diminuindo a extensão dos danos que provoca.

A partir daí, Sun Tzu avalia que elementos devem ser levados em consideração pelo general na busca pelo êxito, salientando sempre a constante necessidade de avaliação da situação estabelecida e de planejamento do passoseguinte. O centro da estratégia é deslocado para o inimigo. Uma vez que sempre os mesmos fatores (terreno, clima, disciplina, comando e moral) devem ser examinados sob a luz das situações possíveis, cabe ao general observar o cumprimento de tais diretrizes e esperar que o inimigo deixe de realizar uma delas para atacar. Só através de toda essa preparação uma nação poderia tornar-se apta a entrar em umconflito armado e obter chances de vitória.



5. A Arte da Guerra Aplicado aos Negócios



Táticas de Guerra = Estratégias Empresarial



Obs.: é um slide auto-explicativo , apenas relacionando as partes



6. Primeiro Ensinamento:



A primeira batalha que devemos travar é contra nós mesmos.


Devemos travar uma batalha contra nós mesmos. Pois muitas vezes o que nosimpede de ganhar uma guerra empresarial somos nós mesmos, com nossa falta de humildade, falta de preparo e, sobretudo falta de estratégia. Ao iniciarmos uma guerra contra nós mesmos, estaremos nos dando uma oportunidade de conhecermos a nós mesmos e, nossas limitações. E, nos conhecendo, saberemos como superá-las.




7. Segundo Ensinamento:



Para atingir uma meta é necessário agir emconjunto, conhecer o ambiente de ação, o obstáculo a ser vencido é conhecer os pontos fortes e pontos fracos.



A grande sabedoria é obter do adversário tudo o que desejar, transformando seus atos em benefícios.



É conhecer o local onde sua empresa está. É saber que no ambiente onde você está existem ameaças e oportunidades, pontos fortes e pontos fracos. É saber usar a maré a favor daempresa e, amenizar os pontos fracos. É saber o que pode permanecer e o que não pode. É reagir às intempéries do ambiente, que sendo globalizado exige ainda mais de sua equipe. Na guerra das empresas, a guerra deixa de ser local ou regional para ser global. E, isso exige conhecimento e atitudes.





8. Terceiro Ensinamento:



Os pensamentos e realizações de cada integrante de uma...
tracking img