Arte contemporânea: uma revolução nos conceitos das artes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE CONTEMPORÂNEA: UMA REVOLUÇÃO NOS CONCEITOS DAS ARTES VISUAIS

SONIA MENDES[1]

RESUMO

Este artigo aborda a necessidade do estudo da arte contemporânea, para o desenvolvimento da compreensão nos processos híbrido presentes nas produções artísticas contemporâneas, sobre a linguagem e comunicação das imagens desde a época das cavernas e, também sobre o processo criativo. Estuda ascaracterísticas da Arte Contemporânea na qual o processo de criação é mais importante do que o resultado final, tanto quanto o produto, provocando mudanças nas relações entre o objeto estético e o sujeito, entre o artista e o espectador. O conceito de hibridismo faz referencia, principalmente, a mudança das manifestações contemporâneas que estão relacionadas aos contextos sócio/culturais, desde a artemoderna até hoje na contemporaneidade onde os artistas produzem o hibridismo cultural, agregando técnicas que geram novas estruturas, e objetos que muitas vezes causam estranheza no observador.

PALAVRAS CHAVES: ARTE CONTEMPORANEA – PROCESSOS DE HIBRIDEZ, CRIAÇÃO, CONTEXTOS

1 INTRODUÇÃO

Esse artigo aborda a necessidade do estudo da arte contemporânea, para o desenvolvimento dacompreensão dos processos híbridos presentes nas produções artísticas, desde quando o Cubismo de Picasso desencadeou uma nova construção do olhar, despertando a construção de métodos e técnicas que não obedecem mais as fronteiras de formato ou linguagem. Pode-se dizer então que a arte é um território sem fronteiras, e ao mesmo tempo um território para questionar as fronteiras, e derrubar muitas delas.Neste sentido, estudam-se as características da Arte Contemporânea através das técnicas e métodos dos conceitos híbridos, no qual o processo de criação do artista é mais importante do que o resultado final, o produto. Essa concepção epistemológica provoca mudanças nas relações entre o objeto estético e o sujeito, entre o artista e o espectador. E através das produções artísticascontemporâneas, ocorre um processo de criação no qual, pode-se dizer que o indivíduo possui uma necessidade insaciável de interagir, de se comunicar, e transmitir aos outros, o que ele é, e de como percebe mundos a sua volta. Sendo assim, a Arte contemporânea representada através dos métodos e técnicas híbridas, exige do observador uma percepção real do entendimento do contexto sociocultural no qual estáinserido. Dentro dessa perspectiva, pode-se dizer que a Arte contemporânea é capaz de promover o desenvolvimento da interpretação artística. Mas é preciso questionar: será que a arte contemporânea através de sua maneira corriqueira de agir sobre o cotidiano, é capaz de fazer que o banal se torne ponto de reflexão na percepção estética? Pode-se dizer que as características da Arte Contemporânea visamo despertar da consciência crítica e a sensibilidade para fatos relevantes, utilizando temáticas tiradas do cotidiano social, para promover a sensibilidade estética e a crítica na contemporaneidade, a contextualização histórica e social dos (a) artistas contribui para o desenvolvimento da sensibilidade, na busca pela construção de novos olhares na produção de conhecimentos e conceitos articuladosna Arte Contemporânea.
O objetivo é pesquisar as características da Arte Contemporânea, no intuito de promover a reflexão e o entendimento do hibridismo presente nas produções artísticas, para despertar o senso critico, através de artistas que utilizam temáticas cotidianas, reconhecendo as características da Arte Contemporânea através dessas produções artísticas, despertando a percepçãoestética através do conhecimento sobre o processo híbrido, nomeando os artistas contemporâneos que utilizam temáticas do cotidiano em suas produções artísticas. Neste momento, a arte passa por um processo que consiste em devolver às realidades temporais a sua aptidão original, o observador perturba-se em busca de um possível entendimento sobre o experimentalismo que em um primeiro momento provoca...
tracking img