ARTE COMTEMPORANEA

956 palavras 4 páginas
FAMILIA E SOCIEDADE
CONCEITO DE FAMILIA

• Família e a união de laços de sangue, de amizade e amor, a união de pessoas, apoio para as nossas alegrias e angustias, são os ramos passado, presente e futuro, fecundos e prolíferos da
“arvore da vida”.

• A família real é a família alargada de um monarca. Geralmente, o chefe de uma família real é um rei ou uma rainha. O termo "Família
Imperial", mais adequadamente, descreve a família alargada de um imperador ou imperatriz, enquanto que os termos "família ducal", "família grã-ducal" ou "família do principado" são os mais adequados, em referência aos familiares de um duque, grãoduque, ou príncipe.

• Como todos nós podemos notar, é que há uma grande diferença entre as famílias, da realeza e uma tradicional, mas podemos dizer que ambas ainda mantém seus princípios. A possibilidade de construção da auto-identidade, do estilo de vida e das formas familiares não é igualmente aceita por toda a sociedade, há muitas mudanças e muitas permanências “vão-se as instituições, ficam os valores”.

• A instituição familiar tem passado por várias modificações decorrentes de mudanças havidas no seu contexto sóciocultural e, por ser uma instituição flexível, ela tem se adaptado às mais diversas formas de influências, tanto sociais e culturais como psicológicas e biológicas, em diferentes épocas e lugares. Na análise evolutiva da família, verificamos que de uma estrutura de hierarquia, a família tende para uma estrutura de igualdade.

• A família, nesta época de tantas modificações, muitas vezes vê-se confusa em suas próprias transformações. O ser humano, ao nascer em um sistema familiar, recebe todas as influências culturais do momento em que vive, acrescidas das informações transmitidas através das gerações por seus ascendentes. Necessita, então, poder elaborar em si mesmo os novos comportamentos, idéias, sentimentos e valores.

• A ação do Assistente Social deve ser

Relacionados