Arte como procedimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DE ARTE COMO PROCEDIMENTO

Ficha Bibliográfica: V. CHKLOVSKI



"A arte é pensar por imagens". Esta frase pode ser tanto de um bacharel, como de um sábio filólogo que a propõe comoponto inicial de uma teoria literária qualquer. (Pg. 40)

"Não existe arte e particularmente poesia sem imagem". (pg. 40)

Seguindo as palavras de Polebnia: "A relação da imagem com aquilo que elaexplica pode ser definida como se segue: a) a imagem. é um predicado constante para sujeitos variáveis, um meio constante de atração para percepções mutáveis; b) a imagem é muito mais simples e muitomais clara do que aquilo que ela explica. (pg.40)

“Sem imagens, não há arte." "A. arte é pensar por imagens." Em nome destas definições, chega-se a monstruosas deformações, tenta-se compreender amúsica, a arquitetura, a poesia lírica como um pensamento por imagens. (pg.40)

“A arte é antes de tudo criadora de símbolos", esta definição resistiu e sobreviveu à derrocada da teoria sobre a qualestava fundada. Ela vive mais intensamente na cor rente simbolista e, sobretudo entre os seus teóricos. (pg.40)

A conclusão de Potebnia, que se poderia reduzir a uma equação, “a poesia = a imagem",serviu de fundamento a toda teoria que afirma que a imagem = o símbolo, = a faculdade de a imagem tornar-se um predicado constante para sujeitos diferentes. (pg.41)

A imagem poética é um dos meiosde criar uma impressão máxima. Como meio, na sua função, é igual aos outros procedimentos da língua poética, é igual ao paralelismo do simples e negativo, é igual à comparação, à repetição, àsimetria, à hipérbole. (pg.42)

FICHAMENTO DE ARTE COMO PROCEDIMENTO

Ficha Bibliográfica: V. CHKLOVSKI


A imagem poética é um dos meios da língua poética. A imagem prosaica é um meio de abstração. Amelancia em lugar do globo redondo ou a melancia em lugar da cabeça, não é uma abstração da qualidade do objeto e não se distingue em nada da cabeça. “cabeça=bolas. melancia=bola. É um pensamento,...
tracking img