arte brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE BRASILEIRA

Análise reflexiva da arte na educação escolar

Bruna leticia dos santos (ART)
Professor Orientador: Rosangela da silva fonsenca
Sistema conquectado unopar
Licenciatura em pedagogia – Seminário
19/07/2014


RESUMO


A arte pode ser conceituada como um fazer, um conjunto de atos pelos quais se muda a forma, efaz transformações. A matéria oferecida pela natureza e pela cultura. Nesse sentido, qualquer atividade humana, desde que conduzida a um fim, pode chamar-se artística. O objetivo deste trabalho é possibilitar aos acadêmicos (as) fazer constantes analises e reflexões sobre a importância da Arte no âmbito escolar. Poderá também contribuir com os profissionais atuantes nas escolas, pois oportunizará osmesmos analisar e refletir suas práticas pedagógicas com relação a efetivação da arte nas escolas. Ao realizar os estudos percebeu-se que o desenvolvimento deste trabalho seria viável, uma vez, que a educação artística é um tema pertinente ao contexto social que estamos inseridos. Sendo assim, a arte é considerada uma das atividades mais importantes para a formação do indivíduo, já que oportunizaa exploração das diversas formas de expressão e comunicação com o mundo. Isso possibilita o mesmo a compreender a arte produzida no país e ler o que esta ao seu redor. É necessário que a escola, como local privilegiado onde deve ser exercido o princípio democrático de acesso à informação e formação de todas as classes sociais, compreenda que a arte é prática social que, no fazer, faz tambémcultura e história. Os principais autores utilizados como referências foram: SPÍNDOLA, (2008), SOUZA (2008), VIEIRA (2012).
.


Palavras-chave: Arte, Escola e Metodologia.


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi proposto para realizar a conclusão dos estudos do terceiro Semestre do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Leonardo Da Vinci, onde possui a localização do polono município de Colíder – MT UNICIC. Ao concluir este Paper, o mesmo será apresentado no seminário, cujo tema gerador se intitula como “Arte Brasileira”.
A delimitação do tema ocorreu a partir de discussões entre o orientador e os acadêmicos (a). Ao finalizar esse processo o tema que ficou definido para ser alvo de análises e reflexões foi “Análise reflexiva sobre a arte na educação escolar”.
Oobjetivo deste trabalho é possibilitar aos acadêmicos (as) fazer constantes analises e reflexões sobre a importância da Educação Artística no âmbito escolar. Poderá também contribuir com os profissionais atuantes nas escolas, pois oportunizará os mesmos analisar e refletir suas práticas pedagógicas com relação a efetivação da Arte nas escolas.
Ao realizar os estudos percebeu-se que odesenvolvimento deste trabalho seria viável, uma vez, que a Educação artística é um tema pertinente ao contexto social que estamos inseridos. Sendo assim, a arte é considerada uma das atividades mais importantes para a formação do indivíduo, já que oportuniza a exploração das diversas formas de expressão e comunicação com o mundo. Isso possibilita o mesmo a compreender a Arte produzida no país e ler o queesta ao seu redor.

Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas e em site de pesquisa na internet.
Para concluir devo afirmar que este paper contém primeiramente o Referencial Teórico, na sequência suas subseções: A importância da arte no espaço escolar, A arte no contexto escolar e Algumas práticas metodológicas. Em um segundo momento as Considerações Finais epara finalizar as referências bibliográficas.


2 REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 A importância da Arte no espaço escolar

A arte pode ser conceituada como um fazer, um conjunto de atos pelos quais se muda a forma, e faz transformações. A matéria oferecida pela natureza e pela cultura. Nesse sentido, qualquer atividade humana, desde que conduzida a um fim, pode chamar-se artística.

Segundo...