Arte bizantina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FIGURA HUMANA DA ARTE BIZANTINA
A Cabeça Humana
Nos ícones, a cabeça não mantém nenhuma proporção com o resto do corpo, pois nela reside a inteligência e a sabedoria, assim também é a receptora das luzes de Deus.
A cabeça feminina sempre é representada coberta por um manto ou algum outro toucador, ocultando completamente os cabelos.
Em ícones do Menino Jesus e de alguns santos, como SãoNicolas e São Basílio, suas cabeças são representadas em tamanho muito maior em relação ao corpo, significando serem detentores de uma inteligência superior inspirada pelo Espírito Santo.
As cabeças de Cristo, da Virgem (Teothokos), anjos e santos se encontram sempre rodeadas de um "nimbo", uma auréola geralmente dourada, que representa a "Luz de Deus".
O rosto
O rostro das imagens é o centroespiritual do ícone. Estes rostos são representados quase sempre frontalmente, pois a frontalidade significa presença e dessa maneira tem um contato direto em relação a quem observa. Se encontram sempre em atitude de oração, já que seu pensamento está posto no altíssimo e parecem igualmente estar interrogando permanentemente quem se aproxima.
Algumas vezes os rostos se encontram em uma posição de"três quartos", quer dizer, se dirige até o centro do motivo principal do ícone. Entretanto, sua vista permanece voltada para frente. Este é o caso de alguns ícones representando a Virgem, cuja cabeça está direcionada para o menino Jesus, mas seu olhar está voltado àqueles que o observam. Outro ícone com essas características é São Lucas em seu estúdio de pintor. Sua cabeça está voltada para seutrabalho, mas seu olhar está direcionado à frente. Estas disposições foram expressamente fixadas pelo "Manual Herminio", que atualmente se encontra resguardado em algum monastério, no Monte Athos.
Alguns rostos são representados de perfil e sua explicação iconográfica seria a de que os personagens representados não alcançaram a santidade. Um exemplo disso é o chamado ícone da "Natividade", em que osrostos dos pastores adotam essa posição.



Os olhos
Os olhos das figuras que aparecem nos ícones são extremamente grandes e se encontram marcados por sobrancelhas muito arqueadas. Comparando-os com o tamanho da cabeça estão completamente fora de proporção rompendo as medidas antropométricas, assim como também as medidas acadêmicas establecidas pela arte ocidental.
Os olhos, como todos osórgãos sensoriais do rosto, levam implícito um símbolo baseado no texto evangélico de São Lucas que textualmente diz: "meus olhos hão visto tua Salvação". Esses olhos parecem sempre estar imóveis, entretanto, não somente vigiam e interrogam, como penetram até o mais profundo da alma do espectador.
Os iconógrafos, ao pintá-los dessa forma, pretendiam revelar a Verdade, pois nesses olhos de tamanhodescomunal, seguem ao pé da letra o indicado pelo Evangelho: "Teu olho é uma lâmpada. Se teu olho é luz, tudo em ti será luz, porém se teus olhos forem trevas, que grandes trevas serão."
O Nariz
Órgão olfativo e início das vias respiratórias, e nos ícones se apresenta de forma muito estreita e comprida, quase como um filamento que une os olhos à boca. É pintado dessa maneira para impedir o acesso ásfragrâncias do mundo material e captar apenas o olor do sagrado, servindo de condutor ao hálito do espírito, que deve inundar todo o ser do personagem representado no ícone.
A Boca
Alguns filósofos gregos afirmavam que a boca é a parte mais sensual do corpo. Nela habita os sentidos do gosto que permitem saborear os mais sofisticados manjares e evitar os que causam mal estar. Dela brotam aspalavras que louvam ou insultam. Com ela, se dá uma das carícias mais apreciadas pelo ser humano: o beijo.
Os iconógrafos a anulam como órgão sensorial, pintam-na extremamente fina, quase como uma linha com dois pequenos triângulos que simulam os lábios. Permanecerá invariavelmente fechada, porque a verdadeira oração se faz em silêncio. Zacarias, no Antigo Testamento expressa: "Que todo se cale...
tracking img