Arte Bizantina no periodo inicial: Icones e Esculturad

878 palavras 4 páginas
ESCULTURA (Período Inicial)

Além das ornamentações arquitetônicas de alguns sarcófagos, a escultura bizantina inicial no uso de relevos em marfim e prata, encontrados em números consideráveis. Vestígios de Classicismos são encontrados nessas esculturas.
O Arcanjo São Miguel, do período Justiniano, parece descender dos Marfins do período clássico. É possível que tenha feito par com um painel que está desaparecido, que representava Justiniano, possível comitente da obra. A inscrição na parte superior da obra possui a seguinte oração: "Recebe estas dádivas, e tendo conhecido a causa", que continuaria com a outra aba que está perdida, com um pedido para perdoar os pecados da pessoa que possuísse a peça, dando aparente referência humildade do imperador. O marfim foi esculpido por volta de 520-530 por uma oficina imperial em Constantinopla.
O arcanjo majestoso descende das Vitorias Aladas da Arte Greco-Romana até os ricos planejamentos que revelam membros flexíveis. Aqui o classicismo tornou-se um veículo para o conteúdo cristão. O poder do anjo representado, não é deste mundo e nem ele habita um espaço terreno. O nicho que ocupa perdeu toda realidade tridimensional e a relação da figura com o espaço é totalmente simbólica e ornamental. A posição dos pés sobre os degraus indica que ela parecia antes suspensa no ar. Os tornozelos para Baixo, o arcanjo parece que se encontra entre as colunas, mas os seus braços e asas estão a frente delas. É esta qualidade desencarnada que torna a presença o Arcanjo Miguel tão apelativa: a figural credível, representada de forma natural, liga a obra a outros produtos da corte, como as edificações.
ÍCONES (Período inicial )
O ícone religioso(do grego eikon, que significa "Imagem") forneceu mais uma representação no tempo de Justiniano. O ícones tinham normalmente as figuras de Cristo, da Madona Entronizada ou se santos, como temas principais, e serviam como objeto de culto pessoal ou público. Os ícones funcionavam como a

Relacionados