Arte Barroca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

1- Aponte algumas características gerais da pintura, escultura e arquitetura barroca.
R: O predomínio da emoção e não da razão, o acentuado contraste entre os tons claros e escuros (que intensificava a expressão dos sentimentos) e os temas religiosos, mitológicos e na forma de retratos.

2- Pesquise uma obra de Bernini e responda:
a) Nessa obra predominam as linhas retas ou curvas?
b) Aideia de movimento está presente na obra? De que maneira ela se manifesta?
c) É possível perceber emoções ou sentimentos nas expressões? Em caso afirmativo, como você poderia descrevê-los?

R: Obra escolhida: “O rapto de Perséfone” (1621), de Bernini.


Nessa obra são predominantes as linhas curvas. A ideia de movimento encontra-se presente na obra, se manifestando de maneira em que épossível perceber o impulso de amor que fez Hades raptar Perséfone e o movimento de rejeição dela. A mão no rosto de seu raptor (Hades, deus do inferno) escancara a antipatia, assim como o rosto com olhar para baixo que é para onde este sendo arrastada nos mostra medo. O pavor do olhar da mulher contrasta com a ternura dos dedos de Hades no dorso dela. É uma escultura repleta de agonia.



3-Pesquise a vida e obra de Caravaggio e Bernini.
R: Caravaggio- Durante sua vida, Caravaggio era considerado enigmático, Tinha apenas seis anos quando a peste bubônica matou praticamente todos os homens de sua família, incluindo seu pai. Ele cresceu contencioso e agressivo. Considerado um farrista inconsequente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nos pulgueiros dacidade. Em 1606, matou um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prêmio. Após vários anos de trabalho. Michelangelo Merisi da Caravaggio andou de cidade em cidade servindo vários senhores importantes. Era um trabalhador incansável, porém orgulhoso, teimoso e sempre disposto a participar em discussões e a envolver-se em brigas. Passou a envolver-se em brigas, fazer ameaças e insultos emcomércios, quebrando pratos em restaurantes e ferindo seus adversários com faca ou espada. Exceto em suas primeiras obras, Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. Nos seus quadros, em vez de adaptar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, preferia escolher por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas,crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras. Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou como modelos figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitosque Caravaggio dava aos quadros, originou-se o tenebrismo, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.
Bernini- Cedo acompanhou o pai a Roma, onde suas precoces habilidades de prodígio logo foram notadas pelo pintor Annibale Carracci e pelo Papa Paulo V. começando assim a trabalhar como artista independente. Seus primeiros trabalhos foram inspirados poresculturas helenistas e romanas existentes. Sob o patrocínio do cardeal Scipione Borghese, sobrinho do Papa Paulo V, rapidamente se tornou um escultor proeminente, mesmo que seus primeiros trabalhos fossem peças para decorar os jardins do cardeal. Em 1620, completou o busto de Paulo V. Nos anos seguintes, ornou a vila do cardeal com obras primas. Virtuosismo e imitação do mundo eram os dotes do escultor, mas foi o gênerode retratos ou bustos que fez sua fortuna. Por toda sua vida retratou papas, reis, nobres, personagens mais importantes e influentes de seu tempo.
4- O barroco brasileiro apresenta profundas diferenças regionais. O que justifica isso, já que se trata de um só país?
R: Porque nas regiões que enriqueceram com a mineração e o comercio de açúcar existem igrejas mais elaboradas e com talhas...
tracking img