Arte asteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EE Profª Albertina Fortarel

Arte Asteca

Bruno Taboada N° 06 Marcelo Augusto N° 23

Jundiaí, 23 de outubro de 2012
Astecas
Quando Colombo chegou na América, encontrou o continente habitado por diversas tribos indígenas, das quais, se destacavam por um mais elevado estágio de desenvolvimento, os Incas, que habitavam a Cordilheira Andina, os Maias e Astecas, que habitavam a região ondehoje é o México e a América Central. A lembrança que tenho disso, aprendido na escola, é que essas civilizações eram pouquinha coisa mais desenvolvida que a maior parte dos indígenas e culturalmente muito inferiorizadas em relação aos europeus. A verdade não é bem assim.
Os Astecas ocupavam inteiramente o vale do México por volta do ano 1.300 de nossa era e construíram a capital do império ondehoje é a Cidade do México. O nome dessa capital era estranhíssimo: Tenochtitlán e se vocês estão pensando em uma pequena cidade, estão redondamente enganados. Tenochtitlán, quando os espanhóis a conheceram em 1.519, tinha 200.000 habitantes e era maior do que qualquer cidade européia na época, maior do que Paris, Londres ou Roma. Da pra imaginar isso? Pois era isso mesmo.

A cidade tinha um projetoarquitetônico e urbanístico detalhado. Os astecas eram bons engenheiros, astrônomos e agricultores. Apesar de todo esse desenvolvimento foram facilmente dominados e destruídos pelos espanhóis. Acontece que, a exemplo de todos os povos pré-colombianos, os Astecas desconheciam a roda como ferramenta para a construção de veículos de transportes. Desconheciam também os cavalos e se intimidavam diantedeles e, principalmente, não possuíam as armas poderosas que os espanhóis trouxeram da Europa. Nada sabiam sobre a pólvora e todas as suas utilidades. Se os Astecas haviam se expandido grandemente sob o reinado de Montezuma I, O Velho, foi sob o reinado de Montezuma II, mais de 200 anos depois, que sucumbiram definitivamente diante do conquistador europeu. Durante a guerra e depois dela, osespanhóis empenharam-se em destruir toda a civilização Asteca e a maior parte do que hoje conhecemos se deve a escavações realizadas no século passado.

O homem sempre foi o maior inimigo do homem. A Arte Asteca é predominantemente religiosa em seu politeísmo. É comum a representação dos diversos deuses e a construção de templos para a adoração religiosa. As vezes erguiam obras gigantescas como sedesejassem enaltecer e afirmar a grandiosidade dessa adoração. O calendário Asteca, complexo e preciso, muito mais evoluído do que o calendário adotado pelos romanos do tempo do império,é motivo de admiração. Há um modelo que pesa perto de 25 toneladas, construído antes da chegada dos invasores. A peça esculpida tem 3,60 m de diâmetro e atualmente encontra-se no Museu de Antropologia do México. Ocalendário Asteca é mais antigo do que o calendário gregoriano, criado em Roma pelo Papa Gregório e usado até hoje na maior parte do mundo. Os Astecas usavam 18 meses de 20 dias cada, representados por símbolos, cada um com um significado: crocodilo, vento, casa, lagarto, cobra, cérebro, veado, coelho, água, cachorro, macaco, ervas, cana, jaguar, águia, abutre, movimento, faca de pedra, chuva eflores. e acrescentavam mais 5 dias de sacrifício, perfazendo os 365 dias do ano. No centro, a representação do Deus Sol. Essa é uma das mais famosas peças antropológicas em todo o mundo.

Máscaras também foi um tema muito usado na Arte Asteca . É comum o uso de máscaras em várias religiões, como forma de representar divindades ou assombrações e os Astecas não fugiram dessa regra. Difere a forma defabricação e o que se desejava representar, isto é, a figura. Os astecas fabricavam máscaras de diversas maneiras, inclusive com pedra.

A pintura foi grandemente usada em livros chamados Códices, equivalentes a manuscritos e que eram registros do conhecimento disponível. Os temas eram figurativos ou geométricos. Na cerâmica, construíam vasos e outros utensílios domésticos feitos com esmero e...
tracking img