Arte Afro Brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A influência da cultura africana no Brasil é inegável, varias palavras do nosso cotidiano tem origem em idiomas africados. Muitas de nossas músicas, danças e até mesmo religiões são advindas da África. Estimasse que foram trazidos para o Brasil 4 milhões de pessoas pelo comércio de escravos, o que tornou o país em um dos que tem a maior população negra no mundo.

Desde 1889 a escravidão foiabolida no Brasil, mas as marcas de quatro séculos de humilhação e mal tratos ainda são nítidos na discriminação e desigualdade social. Um forte exemplo disso foi a marginalização que a comunidade negra sofreu quando a abolição da escravatura foi declarada, onde ex-donos de escravos preferiram se organizar e trazer mão-de-obra imigrante da Europa e da Ásia para trabalhar no Brasil, do que pagarsalários para os escravos recém libertos. Esse processo contribuiu em muito para a formação de guetos e favelas por todo o país, gerando um abismo social entre brancos e negros que foi alimentado a partir de então com intolerância e descaso. Nos últimos anos diversos governos estão trabalhando para criar equivalentes dignos e oferecer dignidade a essas comunidades que foram esquecidas por quase cemanos, mas o processo é lento e muitas vezes é dificultado pela ignorância e pelo racismo latentes na cultura nacional.

Por mais que o Brasil seja um país de inúmeras influências e de um modo geral se apresente mestiço, ainda temos muita dificuldade em compreender as nossas origens e valorizar toda a nossa história. A cultura negra e indígena por muitas vezes são vistas como primitivas ou atrasadas,mas fazem parte da nossa cultura assim como qualquer referência europeia que possamos ter. O que devemos começar a compreender é que não existe uma cultura superior ou inferior, mas sim culturas diferentes e essa diferença exige respeito.

A arte africana trazida para o Brasil através dos escravos moldou a nossa própria arte e é uma das mais antigas do mundo. De um modo geral a arte da África sedestaca como a expressão e produção de objetos de caráter funcional e ritualístico, muito associados a valores étnicos e religiosos. A vida e a arte se misturam em confecções que não visam puramente o valor estético, mas também a utilidade e a simbologia de tal objeto, assim como a arte indígena brasileira. A religiosidade dos objetos tem uma carga muito forte, principalmente se observarmos odesenvolvimento da arte do norte da África, em povoados como o dos egípcios onde a arte estava totalmente ligada aos ritos mortuários e ao culto dos deuses.

As manifestações artísticas africanas tem uma história antiga que se inicia na pré-história. Antes do desenvolvimento das primeiras línguas escritas os homens africanos já desenvolviam entalhes em rocha na região do Saara, no Níger. Acreditasseque esses entalhes tenham mais de 6 mil anos de idade e representem uma das arte mais antigas do mundo e antecedem em quase mil anos a arte do antigo Império Egípcio. Na região da Nigéria as obras de arte mais antigas encontradas são as esculturas do povo Nok e datam de 500 d.C..

A arte africana antiga representava a natureza, os animais e as plantas em desenhos e esculturas que podiam variarentre o realismo e o abstracionismo geométrico, dando a essa arte um caráter plural e heterogêneo. Os materiais e técnicas podiam variar muito de um grupo para outro e incluem trabalhos feitos de madeira entalhada e argila até esculturas feitas com metais fundidos, pedras preciosas e marfim. A pintura apesar de também ser trabalhada amplamente acabou tendo um papel secundário na composição cultural,estando ligada mais a decoração e registro.

Escultura
A escultura se destaca dentro da cultura africana como sendo a principal linguagem pelos artistas. A escultura africana abrange as produções de peças tridimensionais funcionais, religiosas e principalmente as máscaras.

Dentro das composições das esculturas africanas o realismo não se mostra suficiente para transmitir as mensagens...
tracking img