art novau

922 palavras 4 páginas
ART NOUVEAU
Desenvolvimento: finais de 1880 e teve o seu auge de criatividade na década subsequente, chegando à 1910.

Surgimento: o século XIX foi de grandes mudanças sociais na Europa e América, com a intensa expansão da industrialização as cidades enriquecem e os avanços tecnológicos disponibilizaram a comunicação, ainda assim os estilos do design eram inspirado nos velhos estilos. Assim surge a Arte Nouveau como o primeiro novo estilo do século que rapidamente se expandiu, mesmo tendo surgido em seu fim o marcou profundamente.

Percussores: William Morris (1834 – 1896), seus desenhos, se contrapunham à produção industrial. Nos escritórios da empresa criada por ele, a Morris & Co. eram determinadas as formas elegantes e sinuosas, típicas do estilo, bem como definidos os materiais nobres usados na criação de objetos. Sua apresentação na exposição de Bruxelas de 1892 produziu um grande impacto e determinou a difusão desse novo estilo.

Situação a que se estabelece: as sociedades europeias viviam a “Belle Époque” – não existiam guerras e havia uma aparente estabilidade política. As conquistas no progresso científico, técnico e económico instalavam um clima de confiança no futuro, proporcionando extraordinárias inovações no campo da arte.

Onde aparece: nas casas da burguesia que adquiri muito dinheiro e busca ostentar seu mobiliário.

Aparição: primeira aparição na Inglaterra, depois França (Paris e Nancy), Alemanha (Munique, Berlim e Darmstadt), Bélgica (Bruxelas), Escócia (Glasgow) e Áustria (Viena), mas logo se tornou universal na Europa e – com centros em Nova Iorque e Chicago –influentes na América.

La Maison de l’Art Nouveau: loja parisiense, propriedade de um emigrante alemão, Samuel Bing. Trabalhava com arte japonesa, e em 1895 começa a exibir o trabalho dos designers e artistas contemporâneos. Tornou-se base parisiense no estilo, promovendo os artistas para o exterior. Dessa loja que se origina o termo Art Nouveau.

Grandes feiras

Relacionados

  • Resumo art novau
    530 palavras | 3 páginas
  • BREVE HISTORIA DA ARTE
    923 palavras | 4 páginas
  • Cannabis medicinal
    1680 palavras | 7 páginas