Art nouveau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Art Nouveau

No final do século XIX, o Art Nouveau, trouxe mudanças significativas para o campo
cultural e artístico. A expressão Art Nouveau surgiu do nome dado por Samuel Bing a sua galeriaque, pretendia que o local transmitisse ideias de inovação e se aliasse as tendências de arte moderna. Nesta galeria, o propósito era deixar claro que ali só seriam expostos produtos inovadores como,móveis, jóias, objetos de decoração, entre outros. Bing contou com a contribuição de vários artistas para realizar os projetos da galeria, que colaboraram para o sucesso dolugar, gerando curiosidade dos parisienses. Exuberante e expressivo são termos que descrevem com clareza o estilo que apesar de seu curto período, marcou a história. Esse movimento disseminou-serapidamente pela Europa e América, recebendo diversas denominações como, Modern Style, Modernismo, jugendstil, Sezession, Liberty, entre outros.
Ao longo da magnitude de significados, o Art Nouveau atingiupatamar internacional,
manifestando características distintas, em vários campos artísticos como, escultura, pintura, arte gráfica, arquitetura, design de interiores, móveis, jóiasentre outros. Em oposição ao ecletismo e a era industrial, o Art Nouveau surgiu, com a intenção de renovar a arte, privilegiando a forma, a liberdade de criação e a qualidade dos produtosatravés do trabalho artesanal. De acordo com Codina (2000, p.9), pela primeira vez valorizou-se na joalheria, mais a criatividade e a imaginação do que os materiais utilizados.
Para os artistas, aarte seria um veículo para a propagação de novas ideias, abrindo os
horizontes para a arte moderna. Segundo a revista L’Art Moderne,“A Art Nouveau, deve lutar contra o feio e o pretensiosonas coisas que nos rodeiam e substituí-lo por um gosto perfeito, pelo encanto e beleza simples, inclusive nos utensílios mais insignificantes” (HEYL 2009, p.49).
A favor de formas suaves,...
tracking img