Art Luciana Canf

3901 palavras 16 páginas
Análise comparativa da Logística de Marketing aplicada a Redes de Empresas: estudo de duas redes de supermercados

Luciana Müller Andrades (UNIFRA) loa20@uol.com.br
Luis Henrique Ramos Camfield (UNIFRA) luishrc@terra.com.br

1 Introdução
Devido à competitividade do mercado as empresas precisam se adaptar à intensa concorrência em função da abertura econômica, das mudanças tecnológicas rápidas e dos níveis de incertezas para poderem sobreviver e se desenvolverem. Cada vez mais as pressões competitivas sobre as empresas brasileiras não vem da mesma região, mas de competidores estrangeiros (mercado internacionalizado). É nesse ambiente competitivo que as empresas precisam desenvolver novas competências estratégicas. A formação de redes é uma excelente alternativa para as Pequenas e Médias Empresas (PME’s), pois nada mais é que uma relação de cooperação que dinamiza a ação de seus agentes em torno de objetivos comuns e complementares; tendo como principais vantagens: custo de produção, poder de compra, diversificação de produtos, ampliação dos pontos de distribuição de produtos e/ou serviços e possibilita marketing compartilhado.
O marketing e a logística de distribuição são duas funções complexas que normalmente não podem ser bem desempenhadas por pequenas empresas que atuam isoladamente, no entanto, na formação e desenvolvimento dessas redes torna-se uma ferramenta viável e muito eficiente, podendo tornar-se ainda mais competitiva. Isto pressupõe: produzir produtos da mais alta qualidade possível; produzir o que e quando de fato necessitam; entregá-lo no local desejado; produzir os produtos de custos mais baixos e adequados; reagir de forma flexível e rápida a mudanças em caso de necessidade.
Visando comparar supermercados de pequeno e médio porte, inseridos num processo organizativos como as redes, será analisado o seguinte problema de pesquisa:
Qual (is) as vantagens competitivas da logística de marketing aplicadas a redes de empresas?
O objetivo geral da

Relacionados