Arsina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Agentes Químicos
Arsina

CURSO: C2023/11
FORMADOR: JOÃO CAMACHO
FORMANDO: JOÃO BARROS

Conteúdo
INTRODUÇÃO 3
AGENTES QUÍMICOS 4
ARSINA (As H3) 5
FICHA TÉCNICA 6
Aplicações: 7
Toxicidade: 7
Primeiros Socorros: 7
Precauções no Manuseio e Estocagem: 8
Precauções 8
INFORMAÇÕES PARA TRANSPORTE: 8
DETECÇÃO DE VAZAMENTOS: 9
DESCOBERTA E SÍNTESE 10
CONCLUSÃO 11WEBGRAFIA: 12

INTRODUÇÃO

A arsina, também designada por hidreto de arsénio (III), é um gás incolor, cuja fórmula química é AsH3. Possui um ponto de fusão de -116,3 ºC e um ponto de ebulição de
-55 ºC. É solúvel em água, clorofórmio e benzeno.
A arsina líquida tem uma densidade relativa de 1,69.
É extremamente venenosa e, tal como os hidretos dos elementos mais pesados do grupo 5, decompõem-seimediatamente a temperaturas elevadas (cerca de 260-300 ºC). Tal como a amónia e a fosfina, a arsina apresenta uma estrutura piramidal.
Este composto é produzido pela reação de ácidos minerais com arsenieto de metais eletropositivos ou pela redução de muitos compostos de arsénio usando hidrogénio nascente.
O gás de arsina possui uma aplicação comercial muito importante na produção de componentesmicroeletrónicos modernos. É usado numa mistura de gás diluída com gás inerte e a sua rápida decomposição térmica é aproveitada de maneira a possibilitar que outros cristais que crescem sejam dopados com traços muito pequenos de arsénio de modo a permitir a obtenção de semicondutores do tipo n.

AGENTES QUÍMICOS
São substâncias compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela viarespiratória, ou pela natureza da atividade de exposição possam ter contato através da pele ou serem absorvidos pelo organismo por ingestão; Poeiras, Fumos, Névoas, Neblina, Gases, e Vapores.
São os agentes ambientais causadores em potencial de doenças profissionais devido à sua ação química sobre o organismo dos trabalhadores. Podem ser encontrados tanto na forma sólida, como líquida ou gasosa.Além do grande número de materiais e substâncias tradicionalmente utilizadas ou manufaturadas no meio industrial, uma variedade enorme de novos agentes químicos em potencial vai sendo encontrados, devido à quantidade sempre crescente de novos processos e compostos desenvolvidos.
Eles podem ser classificados de diversas formas, segundo suas características tóxicas, estado físico, etc. Conforme foiobservado, os agentes químicos são encontrados em forma sólidos, líquida e gasosa.
Os agentes químicos, quando se encontram em suspensão ou dispersão no ar atmosférico, são chamados de contaminantes atmosféricos. Estes podem ser classificados em:
- Aerodispersóides
- Gases
- Vapores
No entanto vou falar de um ARSINA, GASES - São dispersões de moléculas no ar, misturadas completamente comeste (o próprio ar é uma mistura de gases). Não possuem formas e volumes próprios e tendem a se expandir indefinidamente. À temperatura ordinária, mesmo sujeitos à pressão fortes, não podem ser total ou parcialmente reduzidos ao estado líquido.

ARSINA (As H3)
A arsina é um gás incolor, mais pesado que o ar e que se forma quando o arsênico trivalente entra em contato com o hidrogênio nascente.Esta reação ocorre, em geral, acidentalmente, em processos metalúrgicos que envolvem substâncias que contém arsênico como impurezas.
O risco de intoxicação existe em locais onde utiliza zinco, chumbo, cobre, enxofre, ouro, prata etc. que contenham impurezas arsenicais, na limpeza de tanques, no funcionamento de acumuladores, na indústria química, (por ex. produção de cloretos e sulfatos de zinco),etc.
O quadro de intoxicação leve caracteriza-se por cefaléia, vertigem, hálito de odor aliáceo, anemia ligeira e taxa elevada de arsênico na urina.
É um veneno essencialmente hemolítico, e, em quadros mais graves aparecem sintomas mais característicos: ligeira icterícia, hemoglobinúria, seguido de anúria pela necrose tubular aguda e anemia severa (hemolítica). A morte sobrevêm por...
tracking img