Arrow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é a Gestão Financeira?
Para a maioria dos autores, define-se a gestão financeira como um conjunto de acções e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle de todas as actividades financeiras empresariais, para que se obtenha uma maximização dos resultados económico-financeiros próprios de suas actividades operacionais, o que obriga a ter um gestorcredível.
2. Qual seria a função do Gestor Financeiro?
É necessário que o gestor da área de finanças tenha conhecimento da área e um conjunto de ferramentas essenciais e informações gerenciais organizadas e eficientes para compreender o momento financeiro da empresa e tomar decisões que sejam as melhores e mais adequadas para maximizar os resultados. Portanto, uma das funções principais dogestor de finanças é aumentar o património líquido da empresa, gerando lucro líquido a partir das actividades operacionais desenvolvidas por ela.
As três funções principais do Gestor Financeiro, podem ser sintetizadas em:
1. Análise e Planeamento Financeiro: envolve a transformação dos dados contabilísticos em financeiros para que possa ser usada para orientar a posição financeira da empresa,avaliar a necessidade de aumento da capacidade produtiva e determinar que tipo de financiamento adicional deve ser feito.

2. Gestão da Estrutura do Activo da Empresa: O Gestor Financeiro determina a composição e os tipos de activos encontrados no balanço da empresa.
A composição refere-se ao valor em dinheiro dos activos circulantes e fixos. Depois que a composição estiver fixada, o GestorFinanceiro precisa determinar níveis "óptimos" de cada tipo de activo circulante e tentar mantê-los.
Deve também determinar quais são os melhores activos fixos a serem adquiridos e saber quando os activos existentes se tornarão obsoletos e precisarão ser modificados ou substituidos.
A determinação da melhor estrutura do activo para a empresa não é um processo simples, requer o conhecimento dasoperações passadas e futuras da empresa e a compreensão dos objectivos que deverão ser alcançados a longo prazo.

3. Gestão da Estrutura Financeira da Empresa: esta função é relacionada com o lado direito do balanço da empresa. Duas decisões importantes precisam ser tomadas em relação à estrutura financeira da empresa: primeira, a determinação da composição mais adequada de financiamento a curtoe longo prazo. Esta é uma decisão importante porque afecta tanto a lucratividade da empresa como a sua liquidez global. Segunda, determinação das melhores fontes de financiamento a curto e longo prazo para a empresa num dado momento.
Muitas destas necessidades são impostas por necessidades, mas algumas exigem uma análise profunda das alternativas disponíveis, de seus custos e suas implicações alongo prazo.

3. Finanças – importância e aplicabilidade
"A matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar e poupar trabalho aos homens."
Podemos dizer que finanças é a arte e a ciência de gerenciar recursos. Portanto, os mercados financeiros, as instituições financeiras e toda a estrutura de funcionamento dessessistemas, em nosso país, bem como, no mercado internacional formam um campo de estudos muito importante conhecido como Finanças. Quando estudamos finanças percebemos a importância e aplicabilidade dos conceitos financeiros no dinheiro ao longo do tempo.
Fazer o planejamento financeiro, gerenciar os activos, captar fundos, aplicar e fazer investimentos no mercado financeiro e na bolsa de valores,emitir obrigações, fazer operações de descontos de títulos, gerenciar e controlar a aplicação de recursos e avaliar projectos, são algumas das muitas aplicabilidades de finanças.

4. Objectivos da empresa (sobrevivência no mercado)
Os principais objectivos da empresa sintetizam-se na maximização do lucro a curto e a maximização do valor da empresa a médio e longo prazo.
Todas as decisões...
tracking img