Arrefecimento automotivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Arrefecimento Automotivo

Sintomas que indicam o fim da vida do arrefecimento
Estes componentes possuem uma vida útil de 30.000 km. Geralmente os sintomas mais leves que indicam anecessidade de levar os veículos até uma oficina por falta de cuidados com o sistema de arrefecimento são: nível do líquido de arrefecimento baixando constantemente e com cor de ferrugem, temperatura detrabalho inadequada (tanto alta, quanto baixa), consumo excessivo de combustível, rotação do motor alterada e queda de potência.

Válvula Termostática. Dê uma boa espiada nela.
O radiador é a peçaque mantém a temperatura da água de refrigeração do motor, e por conseguinte ele próprio, dentro do previsto pelo fabricante do veículo. É no radiador que o calor do motor absorvido pela água passa parao ar ambiente, isso num regime de permanente circulação entre motor e radiador.
Há momentos, porém, em que a água não precisa e nem deve chegar ao radiador, que é quando o motor está frio ou nãoestá produzindo potência, como ao descer uma longa serra. Esse controle é feito por uma peça chamada válvula termostática.
A peça é um pequeno conjunto de mola, válvula propriamente dita e um sistema deexpansão baseado em temperatura, instalado na passagem de água e geralmente na saída que leva ao radiador. Enquanto a temperatura da água não chegar a certo valor, em torno de 80° C, a válvulapermanece fechada e não deixa a água seguir para o radiador. Acima disso ela começa a abrir e chega ao ponto de máxima abertura ao redor de 95° C.

Se a válvula termostática funcionar bem... Confirabenefícios.
O bom funcionamento da válvula termostática assegura período de aquecimento logo após a partida, dessa forma permitindo que seja logo alcançada a temperatura ideal. Entre os benefícios do curtoperíodo de funcionamento frio, há melhor atomização da mistura ar-combustível, o que acaba reduzindo o consumo; produção quase imediata de ar quente, qualidade apreciada nas regiões mais frias do...
tracking img