Arraste avapor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INSTITUTO FEDERAL

SERGIPE

LICENCIATURA EM QUÍMICA




Docente:
Msc. Claúdio Gabriel
Discentes:
Ingred Carvalho
Johnatan Loeser
Marlúcia Santos





Destilação porArraste a Vapor











Aracaju
2012





1. Introdução

O cravo pertence à família das mirtáceas e sua origem é das ilhas Molucas. O principal constituinte do óleo decravo é o eugenol um composto aromático muito eficiente, pois apresenta efeitos anti-inflamatórios e anestésicos. É constituído de eugenol, acetato de eugenol, betacariofileno, ácido oleânico,triterpeno, benzaldeído, ceras vegetais, cetona, chavicol, resinas, taninos, ácidas gálico, esteróis, esteróis glicosídicos, kaempferol e quercetina.
As essências ou aromas das plantas devem-seprincipalmente aos óleos essenciais. Os óleos essenciais são usados, principalmente por seus aromas agradáveis, em perfumes, incensos, temperos e como agente flavorizante em alimentos. “Os óleos essenciaissão compostos voláteis retirados das plantas ou especiarias. A sua composição química depende de vários fatores principalmente da origem da planta, por isso cada óleo tem uma composição químicaespecífica. O óleo essencial é composto por mais de 300 componentes químicos diferentes, o que faz dele um produto tão valorizado”. (Wolffenbüttel, 2007).
Alem dos ésteres, os óleos essenciais sãocompostos por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, alcoóis e compostos carbonílicos, geralmente pertencentes a um grupo de produtos naturais chamados terpenos. Muitos componentes dos óleosessenciais são substancias que possuem alto ponto de ebulição e podem ser isolados através de destilação por arraste a vapor.
A destilação por arraste a vapor é uma destilação de misturasimiscíveis de compostos orgânicos e água (vapor). Misturas imiscíveis não se comportam como soluções. Os componentes de uma mistura imiscível “fervem” a temperaturas menores do que os pontos de ebulição dos...
tracking img