Arranjos familiares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
sERVIÇO sOCIAL

jORDANA sANTOS dE sOUZA

Produçâo textual individual

XINGUARA
2011

jORDANA sANTOS dE sOUZA

Produçâo textual individual

Trabalho apresentado ao Curso (SERVIÇO SOCIAL) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Produção Textual Individual].

Prof. Lisnéia,Márcia,Sérgio e Adarly.

XINGUARA
2011Introdução
No país hoje a vários tipos de família, há arranjos familiares bem diferentes do que estamos acostumados a ver. O modelo de família “ideal” e trazido de muitos e muitos anos;mais com a influencia da sociedade contemporânea este vem sofrendo com mudanças bruscas em seu contexto, mas o modelo de família “ideal”que é o da família nuclear se restringe a acompanhar o processo de mudanças quesurgem em torno da família.O modelo da família nuclear é um modelo idealizado, mas que esta passando há longo tempo por um período de mudanças.Mudanças estas ligadas ao individualismos,a globalização,o consumismo desenfreado, e entre outros.Com isso observa se que houve um grande surgimento de novos arranjos familiares, o modelo da família monoparental se encaixa facilmente neste período demudanças que trouxeram novos tipos de família.Com mulheres cada vez mais querendo ter seus filhos através da produção independente e o grande numero de adolescentes solteiras que assumem seus filhos.As famílias monoparentais que são chefiadas por mulheres cresceram com um nível bastante considerável.
A palavra família foi criada na Roma Antiga para definir um novo grupo social que surgia entre astribos latinas. Hoje á vários arranjos familiares em nossa sociedade, o modelo de família considerado o ideal que e usado desde muito e o da família nuclear, este tipo de família ainda pode ser encontrado nos dias atuais, mas ele vem sofrendo as alterações que lhe são rigorosamente colocadas. Os modelos de família encontrados hoje são muitos, assim torna difícil numerar e principalmente dizer “Quaissão os melhores e quais são piores”. A família representa um grupo social primário que influência é e influenciado por outras pessoas instituições, são grupos de pessoas ou numero de grupos domésticos que são ligados por descendência a partir de um ancestral comum, matrimonio ou adoção. Pessoas de uma mesma família costumam compartilhar o mesmo sobre nome. A estrutura de uma família e formada deum conjunto de indivíduos com posições que são socialmente reconhecidas. Os tipos de famílias então podem assumir uma estrutura “nuclear” ou “conjugal, que consiste nestes um homem, uma mulher e os filhos, biológicos ou adotados vivendo em um ambiente familiar comum. A estrutura nuclear se restringe a novas mudanças, mas muda a sua constituição quando necessário.A família “ampliada” ou “extensa” éuma das estruturas mais grandes, existentes dentro da família nuclear que consiste na participação de pais e filhos para avós,pais e netos.Além destas estruturas existe também as denominadas de “famílias alternativas” sendo estas ás “famílias comunitárias ” que diferente do sistema tradicional onde a educação das crianças são destinadas aos pais e a escola,nestas famílias o papel dos pais edirecionado para todos os membros adultos da família.Existem também famílias com uma estrutura de pais que atuam sozinhos “monoparental”,esta tratasse de uma variação da estrutura nuclear devido a fenômenos sociais, como divórcio ,óbito,abandono de lar,ilegitimidade ou adoção de crianças por uma só pessoa.LÉVI-STRAUSS(cit. por PINHEIRO,1999)Refere quanto os tipos de relações três tipos de relação.Sãoelas, a de aliança(casal),a de filiação (pais e filhos)e a de comsanguidade(irmãos).Segundo ATRKINSON e MURRAY(cit. por VARA,1996),a família e um sistema social uno, composto por um grupo de indivíduos, cada um com um papel atribuído ,e embora diferenciado,consubstanciam o funcionamento do sistema como um todo.O conceito de família, ao ser abordado, invoca obrigatoriamente,os conceitos papeis e...
tracking img