Arranjo fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Layout ou arranjo físico de uma empresa abrange a localização física dos recursos e ferramentas a se utilizar, determinando sua forma e aparência. Estabelecido a partir do estudo do sistema deinformações relacionado com a distribuição dos móveis, equipamentos e pessoas, o espaço físico organizacional influi no trabalho desenvolvido pelos indivíduos dentro da empresa. Apesar de ser aquilo que amaioria das pessoas notaria quando entrasse na empresa, a grande preocupação de um estudo deste tipo é manter o fluxo otimizado entre os papéis e pessoas, ao invés do simples aspecto de visualmenteadequado. Basicamente, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas e equipamentos e posicionamento de todo o pessoal da empresa. Também determina a maneira a qual osrecursos são transformados, tais como materiais, informações e clientes, que fluem através da operação. Qualquer mudança, até mesmo as pequenas, pode afetar o fluxo de materiais e pessoas no sistema.São três os tipos básicos de layout. Muitas variações e combinações destes três tipos podem ser feitas, de acordo com as necessidades.

Tipos de Arranjo Fisico:
* Grade: Este arranjo tende adirecionar o fluxo dos consumidores ao longo dos corredores pincipais, deixando as demais areas da loja com menos movimento. Exemplo: Supermercados, hipermercados, farmacias e lojas de desconto.Vantagens: Menor custo, uso eficiente do espaço, facilita a compra rotineira, simplifica a segurança, facilita o auto-serviço e possui maior eficiencia operacional.

Desvantagens: Visual pouco atrativo,inibe o “passear na loja”, restringe a movimentação dos clientes e limita a criatividade.

* Fluxo livre: Este arranjo cria uma atmosfera mais descontraida para o consumidor, pois facilita amovimentação em qualquer direção, estimando que o consumidor passeie pela loja e assim realize compras por impulso. Os equipamentes são baixos, permitindo a visibilidade e estimulando a compra nos...
tracking img