ARQUIVO 1 - ORÇAMENTO ESPRESARIAL

6450 palavras 26 páginas
Planejamento e Operações de
(RH) e Finanças

2009

1
2.2 - BALA CED SCORECARD (BS)
A utilização do BS é uma visão alternativa à utilização e amplitude dos objetivos dentro do processo de planejamento como um todo. A sua utilidade surge em decorrência da dificuldade em tratar de maneira consistente o alinhamento entre o instrumento de longo prazo, plano estratégico da empresa, com o seu plano tático.
Quanto mais complexas forem as operações, mais essa dificuldade vai ser manifestada e pode afetar desfavoravelmente o potencial do processo de planejamento. As tentativas para minimizar esse impacto podem seguir diferentes direções, tanto no que se refere à forma como a maneira, tempo de desenvolvimento etc. Dentre elas, o BS se oferece como uma das possibilidades.
O BS é um artefato do controle gerencial que pode ser utilizado como alinhador estratégico da organização.
No seu bojo1, a definição de indicadores par avarias dimensões faz com que as mesmas tenham metas específicas para dado período. O BS não se propõe a substituir o processo de planejamento como um todo, mas dele faz parte com alternativa e ou complementando o processo. Os autores Kaplan e Norton consideram que pode ser utilizado como sistema de gestão da estratégia da entidade ou como alinhar da mesma.
Para os objetivos de nosso estudo, a segunda abordagem vai se considerada, sem nenhum prejuízo para o entendimento do processo como um todo.
Alguns aspectos podem ser mencionados sobre o BS
a) Antecedentes;
b) Utilização inicial e evolução;
c) As perspectivas;
A primeira (antecedentes) foi o “Tableau de Bord” que é considerado o antecessor do BS e surgiu durante os anos 60 na França, onde se utilizava a ferramenta, uma tabela que incorporava vários rateios para controle financeiro da empresa e que com o passar do tempo, passou a incorporar também indicadores não financeiros, que permitiam controlar os diferentes processos de negócios. Nos EUA, a GE desenvolveu
um

Relacionados