Arquivistica sob o prisma de uma ciencia -resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A arquivística sob o prisma de uma ciência da informação
(resumo)

A arquivística foi se consolidando com o passar do tempo, formando si uma disciplina aliada com a biblioteconomia/Documentação eos sistemas tecnológicos. Após guerra Mundial e com as mudanças na economia, ouve um surgimento da Ciência da Informação que se insere na evolução de ciência e da constituição das Ciências Sociais,essas mudanças fizeram novas relações e com isso a modernidade se rompeu indo para a pós-modernidade. Mas mesmo havendo essas mudanças a Arquivística não teve um bom lugar na sociedade, tendo seu estadocientífico como dúvida frequente de veracidade.
As Ciências Sociais e a Ciências da informação evoluíram, e a arquivística se inclui. Apresentando diversos tipos de abordagem e práticas, com umagrande quantidade de textos que abordam o assunto entre a Biblioteconomia com a Ciência da Informação, já a relação com a arquivística apresenta pouquíssimos textos abordam essa relação, mas o aumentode teses e dissertações vem aumentando abordando a temática arquivística é observável. A arquivística para alguns autores não é aceita como uma interdisciplinaridade, e sim a transdisciplinaridade,para que a arquivista se funda com a biblioteconomia, a documentação e os sistemas tecnológicos da informação.
Na era da informação o número de informação se elevou, com isso acabou fazendo com que aBiblioteconomia e a Arquivística tornarem-se objetivos específicos pra si.
Com o passar da revolução Francesa, arquivos administrativos, processos judiciais, começaram a ser armazenadas. Com isso umagrande quantidade de arquivo foi se acumulando, fazendo que grandes depósitos fossem construídos, mas com a falta de ordenação dos arquivos, acabou-se criando um problema. Um Historiador chamadoNatalis de Wailly criou o “princípio do respeito pelos fundos” que rapidamente foi adotado em vários países, sendo considerado como o fundamente essencial da arquivística. Com o passar do tempo os...
tracking img