Arquitura de informação

Páginas: 272 (67760 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
Guilhermo Almeida dos Reis

Centrando a Arquitetura de Informação no usuário

Dissertação apresentada à Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Ciência da Informação.

Área de concentração: Cultura e Informação.

Orientadora: Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira

São Paulo 2007

Centrando a Arquitetura de Informação nousuário

R375c

Reis, Guilhermo Almeida dos Centrando a Arquitetura de Informação no usuário / Guilhermo Almeida dos Reis. -- São Paulo : G. A. Reis, 2007. 250 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes / USP, 2007. Orientador: Profª. Drª. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira. Bibliografia 1. Arquitetura da informação 2. Websites - Design 3. Websites - Usabilidade 4. Design Centradono Usuário 5. Interação homem-computador 6. Sense-making I. Ferreira, Sueli Mara Soares Pinto II. Título. CDD 21.ed. – 004.2 004.65

2

Folha de Aprovação

Folha de Aprovação
Guilhermo Almeida dos Reis Centrando a Arquitetura de Informação no usuário

Dissertação apresentada à Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Ciência daInformação. Área de concentração: Cultura e Informação.

Aprovado em: ___ / ___ / ___ Banca Examinadora

Prof. Dr. ____________________________________________________________

____________ Instituição: _______________________________ Assinatura: _____________________________

Prof. Dr. ____________________________________________________________

____________ Instituição:_______________________________ Assinatura: _____________________________

Prof. Dr. ____________________________________________________________

____________ Instituição: _______________________________ Assinatura: _____________________________

3

Centrando a Arquitetura de Informação no usuário

4

Dedicatória

Para Eliza, que buscou sua felicidade muito além dos campos de algodão. Para Clarice,que sempre teve a felicidade a sua frente, na máquina de costura. E para Priscilla, que me ensinou que a felicidade está em viver essa dicotomia.

5

Centrando a Arquitetura de Informação no usuário

6

Agradecimentos

Agradecimentos

A Deus, que sempre nos surpreende quando compreendemos um pouco mais a sua criação. A minha mãe, por me despertar o gosto pelos estudos e por meensinar a me importar com o próximo. Ao meu pai, que me despertou a paixão pelos computadores e me aconselha em tudo. A Mylene Melly, que me iluminou novos caminhos e acreditou que eu podia percorrê-los. A Sueli Mara Ferreira, por me mostrar uma nova visão do mundo, pela paciência e pela orientação que dedicou a esse trabalho. A Simone Weitzel, pela sua hospitalidade e por me ajudar com as entrevistasno Rio de Janeiro. A minha esposa Priscilla, pelo amor, apoio, as exaustivas revisões e pela paciência, paciência, paciência, paciência, paciência, paciência, paciência, paciência, paciência, Ao Eduardo, que me mostra porque vale evoluir. E aos meus familiares, amigos e a todos que me apoiaram e colaboraram para a realização desse trabalho.
paciência,
paciência,
paciência,
paciência,

7 Centrando a Arquitetura de Informação no usuário

8

Resumo

REIS, Guilhermo Almeida dos. Centrando a Arquitetura de Informação no usuário. São Paulo, 2007. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.

Resumo
O presente trabalho analisa as metodologias de projeto de arquitetura de informação de websites sob o foco das abordagens de Design Centradono Usuário da Ciência da Informação e da Interação Humano-Computador. A metodologia adotada foi uma revisão da literatura, para formular um quadro de referência para análise das metodologias de projetos de arquitetura de informação, e duas pesquisas de campo. A primeira pesquisa foi quantitativa, baseada em um questionário online, e teve por objetivo levantar o perfil do arquiteto de informação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARQUITURA
  • Arquitura
  • arquitura antiga
  • Resumo Cap2 O espaço, protagonista da arquitura
  • Informação
  • Informação e informação
  • Era da informaçao
  • Informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!