Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em “Arquitetura da Destruição”, Cohen resgata dados desde os tempos em que Hitler era morador de uma aldeia na Áustria, filho de um oficial da alfândega. Ainda estudante, tentou a vida artística.Sonhava ser pintor ou arquiteto, mas o insucesso acabou levando-o à vida política.
No documentário ficam bem evidentes as projeções do já Führer traçando os planos arquitetônicos para a nova Berlim, anova Alemanha, que deveria ser a capital do mundo, como fora Roma na antiguidade.
A obsessão pelas artes também teve papel relevante no III Reich. Hitler promoveu inúmeras exposições, construiumuseus, pois acreditava na arte como uma manifestação de superioridade de uma raça, considerando que a dominação de uma cultura estabelecida como refinada ou erudita (de acordo com os parâmetros da época)também forjavam uma nação forte.
Diferente do que o imaginário popular cristalizou sobre Hitler, ele chegou ao poder por refletir o pensamento e os ideais do povo alemão, que sofria sanções apósperder a I Guerra Mundial.
Com a derrota, o povo passou por privações, a Alemanha perdeu parte do seu território e ficou sob intervenção da Inglaterra e da França. Diante desse cenário, eis que surgeHitler e o Partido Nacional-Socialista, com as soluções para evitar a ascensão comunista da Alemanha e resgatar a moral do povo germânico. “Quem quiser viver é constrangido a matar. Martelo ou bigorna.Minha intenção é preparar o povo alemão para ser martelo”, disse Hitler.
Quando chega ao poder, em 1933, Hitler põe em prática seu plano para tornar o povo alemão um povo soberano. Promoveu seu ódioaos judeus que, por não terem uma nação até então, eram considerados por ele “parasitas” dentro do Estado Alemão. Assim, exterminou seis milhões de judeus. Também realizou pesquisas com seres humanos e,para “purificar a raça alemã”, fez uma enorme eugenia (Ciência que estuda as condições mais propícias à reprodução e melhoramento genético da espécie humana).
Outro ponto abordado em “Arquitetura...
tracking img