Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
Curso de Arquitetura e Urbanismo

As cidades Invisíveis - Ítalo Calvino
AS CIDADES E O NOME

Ana Paula Ribeiro,
Bianca Antunes,
Ericka Fernandes e
Débora Matos.

Duque de Caxias
2013

As cidades e o nome
1
Comparando a cidade de Aglaura com outras da mesma época, antigos observadores atribuem a cidade uma série dequalidades e não existe razão para acreditar que não seja verdade, porém, a cidade de que falam, tem grande parte do que é necessário para existir, enquanto a cidade que existe de fato, tem menos.
Marco Polo descreve a cidade com sua opinião pessoal, se refere a Aglaura como uma cidade apagada e sem personalidade, de vez enquanto, em alguns lugares, surge a suspeita de que exista algo interessante equando sente a curiosidade em descobrir, percebe que é em vão porque tudo que se diz a respeito de Aglaura são apenas palavras.

Emoção Arquitetônica:
Pode-se dizer que as pessoas que moram em qualquer região parecida, tem o mesmo senso comum, o de elogiar, melhorando e aumentando sua reputação, mesmo que não seja. As crianças que crescem ouvindo esses conceitos acabam repetindo o que seusavós e pais acreditam sem parar para pensar se realmente é realidade.
Razão Arquitetônica:
O trecho ‘... é uma cidade apagada, sem personalidade...’, mostra que Aglaura era uma cidade sem traços marcantes, não havia algo que mostrasse que a cidade não tinha uma arquitetura, que só em pensar poderia fazer referência.

Aglaura como Porto de Galinhas
Neste primeiro texto pode-se perceberque o autor quis transparecer o que uma pessoa que mora ou conhece uma região, pode fazer afirmações que não condizem com a realidade do lugar. Há lugares que conseguem se manter e atrair visitantes simplesmente pela sua reputação. Não se deve ter uma opinião formada sem antes investigar se as informações dadas são reais. Podemos dar como exemplo a cidade de Porto de Galinhas que fica localizadaem Pernambuco, no nordeste do País, muitos acreditam que por ser uma cidade muito procurada pelo turismo e elogiada por sua praia que seja um lugar extremamente lindo, mas dependendo do olhar e o que se tem como referência, talvez não seja tão surpreendente como se ouve dizer.

As cidades e o nome
2
Na cidade de Leandra existem deuses que pertencem a cidade, existem uns que vivem nas portasdas casas, na parte de dentro, perto do cabideiro e do guarda – chuvas, quando acontecem mudanças, eles acompanhas as famílias e instalam-se na nova casa. E outros vivem nas cozinhas, escondem-se debaixo das panelas, na lareira ou no armário de vassouras, esses fazem parte da casa, quando os moradores se vão eles permanecem coma nova família.
Discutem sempre sobre a verdadeira essência dacidade, uns acreditam ser o espírito de Leandra e os outros por sua vez, dizem que os primeiros são apenas hospedes provisórios, inoportunos e invasivos, acreditam que a Leandra é deles, que é a mesma antes e depois que todos partirem. E tem em comum o fato de que sempre acham um motivo para zombar das famílias, de como era o ambiente antes de ser arruinado e fantasiam em como seria se aqueles lugar seestivesse em boas mãos.

Emoção Arquitetônica:
Cada pessoa tem um pouco do poder simbólico em si. Cada uma carrega o que julga mais importante, e não para pra pensar no próximo 'inquilino' nos objetos que poderão ajudá-los, mas estão tão apegadas aos objetos que é impossível deixar para trás.

Razão Arquitetônica:
Percebe-se que a cidade desses deuses é a casa dos novos ou velhosinquilinos. E que a paisagem urbana destacada no texto é o interior de uma residência. Mas, não existe traço marcante sobre a arquitetura daquela região. Entendem-se que a cidade de Leandra constitui de várias casas como se fosse um condomínio e tendo como espiões os Penates e Lares em cada casa.
Leandra como Rio de Janeiro
Na maioria das casas no RJ ou em qualquer cidade no mundo, contém vários...
tracking img