Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A FORMA SEGUE A FUNÇÃO

A principal ideia do texto são as diversas funções que possui a arquitetura, rompendo com o que acreditavam os funcionalistas de que a forma correspondiaapenas a função utilitária. Apesar da função utilitária ser a origem dos edifícios e da própria arquitetura, existem outras funções de igual importância para arquitetura como afunção poética ou simbólica. As necessidades humanas não são apenas as de ordem utilitária, mas também aquelas de ordem psíquicas e simbólicas.
A função pode seguir a forma, desdeque não haja prejuízo no desenvolvimento das atividades planejadas para determinado ambiente, porém, Platão ensinava que “tudo aquilo que surgir ou for criado deve, por necessidade,ser criado devido a alguma causa, pois sem causa nada pode ser criado”. Uma forma sem uma função não transmitira nada, não será possível julgar seu valor, portanto, não deveraexistir.
A teoria funcionalista afirma que a forma resultante da função utilitária esta associado ao principio estético da economia, e compara a arquitetura a outras artes com omesmo princípio, no caso, o autor julga a poesia como a manifestação artística mais econômica, onde não há palavra, silaba ou letra a mais, onde nada pode ser retirado sem perda designificado. Deste modo, a poesia assemelha-se da arquitetura repleta de significados e componentes cuja função não é unicamente o uso prático.
Em arquitetura a forma não segueapenas a função, a forma reflete muitas causas, adquire vida própria e passa a ser causa de outros efeitos, passa a possuir um significado, ou conteúdo na arquitetura. A formarepresenta a função, não é definida por ela, mesmo com a mudança das funções desenvolvidas é a forma que prevalece entre os tempos. A função pode sugerir uma forma, mas nunca defini-la.
tracking img