Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ERGONOMIA DO MOBILIÁRIO INFANTIL

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: “ergon” que significa trabalho e “nomos” que significa “leis”. Ergonomia seria a ciência que descreve a adaptaçãodos instrumentos, condições e ambiente de trabalho às capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas do homem. A tarefa deve se adaptar ao homem e não o contrário.
A educação coma postura corporal correta começa na infância, quando os primeiros problemas relacionados à ergonomia começam a aparecer. As dimensões do mobiliário da sala de aula, assim como da nossa casa e do ambientede trabalho, afetam diretamente o bom alinhamento do corpo. A criança entra sadia na escola e sai anos depois com a postura comprometida.
A causa desse problema são as cadeiras inclinadas para trás ealtas demais. Na tentativa de se acomodar, a criança inclina-se sobre a superfície da mesa, comprimindo suas vértebras lombares. A pressão mantida por diversas horas sobre os ossos em formação dacriança ocasiona transformações posturais permanentes, que irão incomodar para o resto de sua vida.
  Atualmente, nos ambientes escolares do Brasil, são utilizados mobiliários não adequados às diferençasregionais e às situações didáticas, expondo crianças a um local, não só desfavorável para o bom andamento do aprendizado, mas também para a sua saúde.
Na maior parte do tempo que passam na escola,os alunos permanecem sentados em um mobiliário escolar, que nem sempre se mostra adequado as suas características antropométricas. O mobiliário escolar é muito importante no processo educacional, poisé o responsável pelo conforto físico e psicológico do aluno, favorecendo seu aprendizado e deve ser saudável e adequado ao uso e ao conteúdo pedagógico da escola. Atualmente, nos ambientes escolaresdo Brasil, são utilizados mobiliários não adequados às diferenças regionais e às situações didáticas, expondo crianças a um local, não só desfavorável para o bom andamento do aprendizado, mas...
tracking img