Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PUC-Goiás - Escola “Edgar A. Graeff” - Curso Arquitetura e Urbanismo

Conforto Térmico - 2013/1 - prof. António Manuel C P Fernandes

Roteiro para Elaboração do Trabalho - 40% do N1 (em grupos deaté 4 alunos)

As varáveis ambientais são quatro: t) temperatura do ar (º C), UR) umidade relativa do ar (%), V) velocidade do ar (m/s) e TMR) temperatura média radiante (º C); e as variáveishumanas são duas: quantidade de roupa (clo) e nível de calor metabólico (w/m²) constituindo um conjunto de 6 variáveis que interferem na sensação térmica do corpo humano. Isto você já sabe, OK?

Asituação de referência apresenta os seguintes valores iniciais:
t = 27 º C, UR = 90%, V = 0,2 m/s, TMR = 28 º C e Roupa = 0,7 clo, Metabolismo = 65 w/m2 que determinam uma situação de relativo desconfortotérmico por calor. Calcule o PMV (de -3 a 3) e o PPD (de 5% a 100%) pelo programa CONFI (J. M. Evans) e confira: temos PMV = 1.2 e PPD = 34.0 %.

Vocês vão definir 6 novas situações: em cada umadeverão alterar uma, e apenas uma, das seis variáveis, e conseguir uma situação confortável em que o percentual de insatisfeitos seja menor ou igual a 15% (o PMV não pode ficar negativo, ok?). Assimestarão alterando, uma a uma, todas as variáveis (na ordem que quiserem) e obtendo 6 situações diferentes e confortáveis!

Em cada uma das alterações feitas JUSTIFIQUE os motivos (detalhadamente,tim-tim por tim-tim) que proporcionaram cada melhoria; você deverá abordar, em cada situação, qual ou quais as formas de dissipação de calor que foram alteradas explicando porque e como isso ocorreu com asensação do corpo e, com isso, estará demonstrando seu conhecimento sobre o comportamento térmico do corpo e da revisão de termologia, ok!

Criem uma sétima situação, mantendo o metabolismo iniciale alterando as outras 5 variáveis de forma que cada uma delas colabore um pouco com a melhoria obtendo um PPD igual ou menor que 10%. Esta sétima situação não é necessário justificar, apenas...
tracking img