Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DA DISCIPLINA DE TOPOGRAFIA

PROFESSOR GILBERTO MACHADO RIZZI
2010

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Reconhecida pela Portaria MEC nº 550, de 08, publicada no D.O.U. de 09/11/88
Rua Luiz Góes, 2211 – Rua Dr. Bacelar, 1212
CEP 04026 – São Paulo SP






INTRODUÇÃO

A Disciplina de Topografia tem por objetivo, na formação do estudante de arquitetura, desenvolver suacapacidade de compreender, avaliar e alterar o relevo, quando necessário, tendo em vista sua utilização para fins arquitetônicos, no âmbito do edifício, da paisagem e da cidade.

Assim, a tônica do ensino dessa disciplina, tradicionalmente focada no levantamento topográfico (trabalho de campo) e na representação do relevo (cartografia), é centrada agora na leitura, na interpretação e na habilitaçãodo relevo, a partir da carta planialtimétrica, apara atender aos objetivos do projeto de arquitetura, de paisagismo e dos planos e projetos urbanos.

Inicia-se o curso com uma simulação do levantamento topográfico, em sala de aula, utilizando-se para tanto modelos de relevos elaborados pelos próprios alunos. Dessa maneira, o aluno adquire de forma prática os conceitos geométricos de curva denível e o de carta planialtimétrica, utilizados na representação gráfica do relevo.

O curso prossegue com a elaboração de cartas temáticas de leitura e interpretação do relevo, e finaliza com uma introdução ao trabalho de terraplenagem, em que se desenvolve um estudo preliminar para implantação de um patamar plano, em uma encosta do relevo.

MÓDULO 1: INÍCIO DA FASE DE LEVANTAMENTOS DE DADOS:SIMULAÇÃO DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO

O objetivo desse módulo é levar o aluno a compreender, de maneira prática os conceitos de curva de nível e de carta planialtimétrica, mediante exercício desenvolvido em sala de alua, em que se simula o trabalho de levantamento topográfico.
Esse módulo se desenvolve nas seguintes etapas:

1.1 Elaboração de um modelo de relevo
Propõe-se aos alunos,reunidos em equipes de oito a dez participantes, a elaboração de modelos de relevo, em papel de jornal umedecido (papier maché), recoberto com uma camada de argila, para o acabamento final. O modelo é realizado na escala 1:100, dentro de uma caixa de plástico com 30cm de altura, 40cm de largura e 60 cm de comprimento. O modelo deve representar um relevo natural da forma a mais realista possível,apresentando colinas e vales e uma rede hidrográfica, constituída por um córrego principal e dois afluentes, por exemplo. O córrego principal deságua no mar, que constituirá a referência para o nível zero, ou nível do mar, da carta planialtimétrica a ser realizada. A superfície do mar será o fundo da caixa de plástico. O nível mais elevado das colinas não deve ultrapassar os 12m de altitude (12 cm dacaixa), para que as declividades do relevo não se tornem exageradas.
Inicia-se a elaboração do modelo com um croqui definindo o traçado básico da rede hidrográfica, e a posição do mar; este deve situar-se junto a um dos limites menores (largura) da caixa de plástico. Nesse momento já deve ser definido o norte. É útil definir um critério geral para todas as equipes, e por semelhança ao litoralbrasileiro, o norte do modelo é definido paralelo ao lado menor da caixa de plástico, direcionado de maneira que o mar fique a leste do continente.
Corta-se papel jornal em tiras estreitas (na quantidade de um jornal de domingo por aluno) e coloca-se esse material em uma bacia pra umedecer.
Com o jornal úmido começa-se a configuração inicial do relevo, definindo-se as grandes massas que constituirãoas colinas, que vão configurando ao mesmo tempo os vales por onde drenam os córregos. A primeira conformação é grosseira e deve ser refinada pouco a pouco, buscando similitude com uma paisagem natural. Obtida uma configuração adequada, recobre-se esse relevo com uma camada de um centímetro a dois centímetros de argila, refinando ainda mais o modelo. Lembrar que os córregos nessa escala terão a...
tracking img