Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO 2

PROJETO LUMINOTÉCNICO DE UMA SALA DE ESTAR

Nome: Bianca Curiati Tamassia e Juliana Cenerino Fonseca

Trabalho de projeto luminotécnico apresentado para a disciplina Conforto Acústico e Lumínico

Profª: Ms. Camila Mayumi Nakata

2012
1. INTRODUÇÃO
A iluminação é um dos elementos mais importantes na arquitetura, não só a iluminação artificial, masprincipalmente a natural.
Ela deve fazer parte do momento criativo do projeto, projetar espaços pensando no efeito da luz que irá transformá-lo. Sem esquecer que no decorrer do dia esta luz se modifica, e o espaço produz um diferente efeito visual.
A iluminação artificial é distinta para diferentes espaços, sejam comerciais, residenciais ou corporativos. É importante o layout luminotécnico, com aprecisa especificação de lâmpadas e luminárias mais apropriadas para o uso em estudo. Lâmpadas possuem diferentes temperaturas de cor, proporcionando conforto visual para o usuário, gerando efeitos maravilhosos para os espaços internos ou externos.
Temos como proposta para este trabalho, trabalhar com diferentes tipos de lâmpadas, e cores, tornando nossa sala de estar um ambiente confortável eaconchegante, e não se esquecendo de usar lâmpadas mais econômicas para diminuir o consumo de energia.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Um bom espaço luminotécnico deve levar em conta basicamente duas coisas: o uso do espaço e tudo o que queremos valorizar nele.
Em áreas residenciais e comerciais devemos utilizar lâmpadas com boa reprodução de cores (IRC acima de 80), pois a cor é fundamental para oconforto e beleza do ambiente.
Abajures de mesa e piso são excelentes fontes para iluminação de ambientes. Quando você usa incandescentes com sua luz suave e agradável, sua sala de estar pode ser melhorada com o uso de fontes de luz mais suaves e brilhantes.
Usamos como critério de desempenho do projeto o conforto visual do ambiente trazendo sensação de calma eaconchego. A sala é um ambiente de área comum da casa, que é bastante circulado durante o dia, e onde os residentes recebem visitas, assim valorizando a iluminação de forma a não cansar a vista. Não deixando pra trás a economia e durabilidade das lâmpadas.

3. PROJETO LUMINOTÉCNICO
4.1 Ambiente planejado
O ambiente escolhido é uma sala de estar de 24,85 m², com paredes brancas e pisolaminado claro. É composto por sofás, poltronas, puffs, aparador, mesa de centro e painel de madeira escura com TV.



Planta Baixa:





Corte:

Perspectiva do ambiente interno:



4.2 Iluminação planejada
De acordo com o projeto, prezamos pela proporção harmoniosa entreluminância e efeito de luz e sombra juntamente com o conforto visual e uma iluminação que nos tranquilize, que transmita sensação de aconchego.
Adotamos para o nosso projeto valores de ‘Iluminância Planejada’ e ‘Temperatura de Cor’ que estejam dentro dos conceitos que planejamos, e que possa proporcionar satisfação ao cliente.

4.3 Sistema A

Escolhemos a lâmpada Classic Bulbo Clara daOSRAM, conforme imagem abaixo:

A luminária escolhida foi:

* Vantagens: VANTAGENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
* Site: http://www.osram.com.br/osram_br/Ferramentas_%26_Catlogos/_pdf/Arquivos/Iluminao_Geral/Catlogo_Geral_2011-2012/AF_01_incandescentes_spreads.pdf
* Marca: Osram
* Tipo de lâmpada e modelo: Lâmpada incandescente/ Classic Bulbo Claro
* Potência da lâmpada: 60W* Fluxo luminoso da lâmpada: 864
* Tipo de luminária: luminária embutida

Planta baixa da sala de estar com os pontos de iluminação do Sistema A:

Perspectivas mobiliadas da sala e sua iluminação:

Justificativa dos pontos de iluminação: Foram escolhidas 12 luminárias embutidas, e distribuídas de forma uniforme com a mesma distância entre uma e outra de maneira que o ambiente fique...
tracking img