Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Ele falou sobre o Liberalismo, a forma conceitual do pensador (que esqueci o nome), e como realmente se desenvolveu.
Ai dentro da parte conceitual ele pontua como chave as duas palavras: "ultilitarismo" e "anti-vital".
E os a gente geradores das tais transformaçoes na sociedade, e na teoria, que foram: 1. Mina de Carvao; 2. Ferrovia; e 3. Fábrica.
-Ultilitarismo: Na época a sociedadefrancesa vivia com os tres ideais; liberdade, igualdade e fraternidade. Ai ele falou que isso apesar de na teoria ser funcional, na pratica nao foi tanto. Por que acabou acontecendo uma individualização muito grande. A liberdade acabou se sobrepondo as outras ideologias, o que acabou acontecendo um rompimento da teoria.
Eles pensavam que essas ideias podiam proporcionar um bem maior, trazendofelicidade a todos, mas nao foi bem assim. Por que com a valorização do trabalho de uns, e a desvalorização de outros, acabou abrindo uma concorrencia, e a classe mais favorecida foi a burguesia; que foi a que alavancou essa revolução, e como tal, foi maior privilegiada.
Ele tambem falou sobre o Liberalismo, que seria a privatização do que vemos que é do Estado (governo). Ou seja, nao existe mais umainterferencia do governo em algumas decisoes, pois ele fica ausente nas decisoes privadas. E com toda essa liberdade de crescimento, as cidades perdem suas caracteristicas de centralizadas.
Por que antes elas tinham um traçado concentrado, todas voltadas para os centros, pertos das igrejas. E todo essa explosão de ideias, ocasionou uma mudança no cenario.
Ou seja, o "ultilitarismo" que citei noinicio é foram as formas que se usaram para que ocorressem essas mudanças, e o "anti-vital" é que a cidade perde esse traçado de Cidade-Estado concentrada, que antes fora absolutista. Consolidando assim uma nova ordem no quadro europeu, sendo essa evolução as avessas (que o Chiquinho citou).

1-Mina de carvao: Indenpendencia da natureza, o homem ganha uma certa liberdade, desenvolvendo uma novaenergia.
Que mais tarde foi visto como Exploração -> Esgotamento->Abandono

Tipo... isso é um resuminho, mas é bom voce dar uma lida em revolução francesa, as ideias liberais... Gente se eu falei algo errado, corrige ai, que fui escrevendo e nao li de novo, pq to com preguiça, mas acho que é basicamente isso! USAHSAHUSAU... (:
Ou seja, o "ultilitarismo" que citei no inicio foi a forma quese usou para que ocorressem essas mudanças, e o "anti-vital" é que a cidade perde esse traçado de Cidade-Estado concentrada, que antes fora absolutista. Consolidando assim uma nova ordem no quadro europeu, sendo essa evolução as avessas (que o Chiquinho citou). ****
corrigindo, o erro de concordancia

Revolução Burguesa (Francesa e Industrial).

- As principais ideias das revoluçõesburguesas foram: acabar com o estado através do Liberalismo; implantar um novo sistema de governar; volta a alguns conceitos clássicos de sociedade (Sócrates, e outros filósofos) e individuo; novas ordens; igualdade; liberdade e fraternidade.
Agora vou explicar cada um desses:

- Ideias de Liberalismo é a não interferência do estado nas ações privadas da sociedade. A sociedade começa a ser maisautônoma em suas decisões. Quebrando com o antigo regime absolutista. Que intervinha em todas ações do cidadão.

- Essas revoluções se deram, por que uma nova classe estava em ascensão. Esses eram os Burgueses, que já surgiam de uma forma menos ligada ao estado na época, mas eles se instalavam próximo as cidades estados. E começaram a tomar uma proporção, e foram crescendo e lutando pelos seusdireitos, pois eram comerciantes livres, e não queriam que o Estado interferisse em suas riquezas e ambições.
Revoltados com tudo isso, começaram a ir rumo a seus ideais de socidade e direito, e conseguiram instalar suas ideias liberais, através de conceitos e pensadores da época, cravando alguns confrontos.
Não é mais uma cidade estado, passamos a chamar de cidades, e logo de país. Onde vamos falar...
tracking img