Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura: do repertório à prática

Arquiteto:
-

tecton, em grego, designava um artífice ligado à construção de objetos por junção de peças; arqui, prefixo que indica superioridade.

-

Arquitetura:
Aurélio:

Arte de criar espaços organizados e animados, por meio do agenciamento urbano e da edificação, para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas. Sob o ponto de vistaAntropológico, marca a intervenção do homem no espaço. Seus costumes, técnicas e formas de organização.

Praça de São Pedro – Roma - Itália

ARQUITETURA
ARTE

Reflexo de intenção plástico-formal baseada em preceitos organizacionais e técnicos onde predomina características como: ritmo, proporção, escala, equilíbrio, dentre outros.

ARQUITETURA
LIMITAÇÕES TÉCNICAS

Arte e Técnica: apalavra arte vem do latim “ars-artis”, cujo termo equivale em grego à palavra “techne”. Para os antigos não havia diferença entre fazer algo belo ou tecnicamente correto.

ARQUITETURA e ENGENHARIA
A grande diferenciação entre a Arquitetura e as outras artes é justamente o aspecto técnico. Na Arquitetura como arte a preocupação técnica antecede a estética. É ela que vai limitar ou ampliar aexpressão artística.

ARQUITETURA
ASPECTO FUNCIONAL

Na Arquitetura arte e função são indissociáveis. O uso a que se destina o edifício é fator determinante em sua forma.

OS SISTEMAS DA ARQUITETURA
“Os Dez Livros da Arquitetura” Vitrúvio (séc. I A.C.)
Tratado sobre Arquitetura que inspirou autores do Renascimento até o século XIX.

VITRÚVIO

(séc I a.c.)

Sistemas da Arquitetura:Características: - Solidez (firmitas); - Utilidade (utilitas); - Beleza (venustas).

Sistemas da Arquitetura
Solidez: refere-se aos sistemas estruturais, ao envoltório físico, às tecnologias,à qualidade dos materiais utlilizados; Utilidade: trata da composição dos espaços, estes devem atender aos requisitos físicos e psicológicos dos usuários; Beleza: refletem as preocupações estéticas ao seprojetar, para Vitrúvio a beleza está presente quando “a aparência da obra é agradável e de bom gosto, e seus elementos são proporcionados de acordo com os princípios da simetria”!

FIRMITAS
Sistema da Estrutura e Envoltório do Edifício

A Arquitetura deve ter solidez, resistir às intempéries,permanecer. Para isto duas ordens de fatores devem ser considerados: - a durabilidade dos materiais; -A excelência técnica.

Sistema da Estrutura e Envoltório do Edifício

FIRMITAS

MATERIAIS BÁSICOS Até o século XIX, foram usados basicamente três materiais: - Madeira: usada in natura como pilares, vigas ou tábuas; - Argila:usada em estado natural (adobe), taipa, tijolos e telhas (argila cozida);

Sistema da Estrutura e Envoltório do Edifício

FIRMITAS

Pedra: material nobre degrande qualidade estética e estrutural, utilizado principalmente pela sua resistência e beleza; - Pozolana: cimento natural de lavas vulcânicas com que os romanos faziam seu concreto.
-

Sistema da Estrutura e Envoltório do Edifício

FIRMITAS

MATERIAIS MODERNOS FERRO No século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, surge o ferro e o cimento, estes materiais possibilitaram maiores vãose agilidade nas construções.

Sistema da Estrutura e Envoltório do Edifício

FIRMITAS

CONCRETO ARMADO O uso do cimento mesclado com areia e pedra brita, contendo barras de ferro como armação é utilizado em meados do século XIX e são responsáveis por mudar a face do mundo.

Sistema da Estrutura e Envoltório do Edifício

FIRMITAS

PAREDES LIVRES Por meio do uso da estrutura de ferroe concreto as paredes tornam-se independentes, não mais possuem a função portante e a função de vedação e divisória.

Sistema da Estrutura e Envoltório do Edifício

FIRMITAS

NOVOS SISTEMAS
Os novos materiais descortinam um horizonte ilimitado de formas. Com o ferro surgem as treliças planas e espaciais, as estruturas verticais. O concreto pela sua plasticidade oferece a criação de...
tracking img