ARQUITETURA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da arquitetura afirma que as primeiras grandes construções começam na antiguidade, entretanto, há evidências de seu início na pré- história quando surgem os primeiros monumentos e a técnica no manuseio das pedras, mas é só no fim do neolítico com os povos do Mediterrâneo e da Costa Atlântica que surgem as primeiras construções de pedra.
O termo concerne toda a “artee técnica de organizar espaços e criar ambientes para as diversas atividades humanas” (HOUAISS, 2008), sendo que os feitos arquitetônicos caracterizam a época e a cultura de determinado povo, não sendo apenas construções, pois carregam a história das civilizações ao longo da existência humana.
Já imaginou como seria se não houvesse ordem e organização nas construções? Cabe àarquitetura organizar de forma objetiva o espaço para que cada construção cumpra a sua finalidade. Além disso, a arte de construir visa expressar-se por meio de estruturas físicas e nesse contexto é estudada a fim de compreender o homem que a espelhou. Afinal, toda obra humana é reflexo de suas crenças, concepções, vivências, época, etc.
Sendo assim, esta seção apresenta artigossobre a arquitetura de distintos povos e as peculiaridades dessas construções, suas características inerentes e a época que as demarcam.
A História da arquitetura é uma subdivisão da História da Arte responsável pelo estudo da evolução histórica da arquitetura, seus princípios, ideias e realizações. Esta disciplina, assim como qualquer outra forma de conhecimento histórico, está sujeita àslimitações e potencialidades da história enquanto ciência: existem diversas perspectivas em relação ao estudo da arquitetura, a maior parte das quais ocidentais.
Na maioria dos casos (mas nem sempre), os períodos estudados pela História da Arquitetura correm paralelos aos da História da Arte, embora existam momentos em que as estéticas se sobreponham ou se confundam. Não raro, uma estética que éconsiderada vanguarda nas artes plásticas ainda não ter encontrado sua representação na arquitetura, e vice-versa.
Índice
 [esconder] 
1 Cronologia
1.1 Pré-História
1.1.1 Arquitetura neolítica
1.2 Antiguidade
1.2.1 Divisões
1.2.1.1 Antiguidade clássica
1.2.1.1.1 Tópicos
1.3 Idade Média
1.3.1 Estilos medievais
1.4 Idade Moderna
1.4.1 Renascimento
1.4.2 Maneirismo
1.4.3 Século XVIIe XVIII
1.4.3.1 Arquitetura barroca
1.4.3.2 Arquitetura neoclássica
1.4.3.3 Tópicos
1.5 Idade Contemporânea
1.5.1 Século XIX
1.5.1.1 Tópicos
1.5.2 Século XX
1.5.2.1 Tópicos principais
1.5.2.1.1 Primeira metade do século
1.5.2.1.2 Segunda metade do século até os dias de hoje
2 Arquitetura contemporânea
2.1 Conclusão
3 Referências bibliográficas
4 Ver também
5 Ligações externasCronologia[editar | editar código-fonte]
As primeiras grandes obras de arquitetura remontam à Antiguidade, mas é possível traçar as origens do pensamento arquitetônico em períodos pré-históricos, quando foram erigidas as primeiras construções humanas.
Pré-História[editar | editar código-fonte]
Arquitetura neolítica[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Arquitetura neolíticaStonehenge, o mais conhecido monumento pré-histórico
Durante a Pré-História surgem os primeiros monumentos e o Homem começa a dominar a técnica de trabalhar a pedra.
O abrigo, como sendo a construção predominante nas sociedades primitivas, será o elemento principal da organização espacial de diversos povos. Este tipo de construção ainda pode ser observado em sociedades não totalmente integradasna civilização ocidental, como os povos ameríndios, africanos, aborígenes, entre outros. A presença do abrigo no inconsciente coletivo destes povos é tão forte que ela marcará a cultura de diversas sociedades posteriores: vários teóricos da arquitetura, em momentos diversos da história (Vitrúvio, na Antiguidade, Alberti na Renascença, Joseph Rykwert, mais recentemente) evocarão o mito da cabana...
tracking img