Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETURA PALEOCRISTÃ

APÓS A TOLERÂNCIA RELIGIOSA, A ARQUITETURA CRISTÃ DERIVOU DOS PRECEDENTES ROMANOS: SEGUEM CERTOS ASPECTOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA.

➢ BASÍLICA PALEOCRISTÃ

- A maioria delas baseadas na planta da Basílica Romana.

[pic]

Basílica de Trajano

- As associações com pagãos faziam dos templos romanos modelos inadequados para os cultos cristãos, mas conotaçõesde salão de reuniões e fórum associados às basílicas eram adequadas à nova religião.

- As basílicas podiam acomodar grandes multidões (uma importante característica para uma nova religião que passava a atrair cada vez mais adeptos). Além disso, seu leiaute criava espaços processionais necessários para as missas.

- Com modificações relativamente pequenas, a forma da basílica romana foiadaptada para o ritual cristão.





- O altar era colocado na abside onde anteriormente ficava o assento do magistrado, as entradas ficavam na elevação menor oposta, e um átrio criado em frente às entradas acomodava grupos de fiéis antes dos cultos e permitia que as pessoas não batizadas, as quais não podiam participar da missa, escutassem a celebração. O arranjo longitudinal de átrio, navecentral e abside formava um eixo bem marcado para as procissões que terminavam no altar.

- Contavam ainda com um clerestórios sobre a parede da nave central que iluminava o espaço central, enquanto pequenas janelas na nave lateral externa e acima de sua primeira colunata fornecia luz para os espaços de apoio. A nave central e as neves laterais, normalmente, eram cobertas por tesouras de madeiraapoiadas em paredes de concreto revestido de tijolo e colunas de mármore reaproveitadas de antigas edificações romanas.



Um exemplo bastante característico das basílicas pelocristãs pode ser encontrado em Ravena, na Igreja de San Apollinare Nuovo, construída por volta de 500 d.C.

[pic]

Basílica San Apollinare in classe, Ravena 532-549 d.C. e San Apollinaere Nuovo, Ravena 490 d.C.



SanApollinare Nuovo

[pic]

[pic]

[pic]



San Apollinare in classe

[pic]



Partes da basílica cristã: abside, naves, altar, transeptoS, átrio, janelas, clerestórios, coberturas com tesouras de madeira e, em alguns casos, cúpulas.



OUTRAS EDIFICAÇÕES CRISTÃS: MARTYRIA, BATISTÉRIOS E MAUSOLÉUS



MARTYRIA

- São capelas construídas como memoriais para comemorar santosou locais de importância especial para a fé cristã.

- A antiga basílica de São Pedro em Roma (318-22), antecessora da atual Basílica de São Pedro surgiu de uma martyrium, marcando o túmulo de São Pedro e, ao que parece, para enterrar outros cristãos.

- Na Basílica, surge a figura do transepto. A planta da basílica tem naves laterais duplas ao longo da nave central e um elemento transversal(transepto), projetando-se além das paredes laterais e cruzando a nave central, de frente para a abside.

Antiga Basílica de São Pedro 318-322 d.C.

[pic]



[pic]



- Os espaços do transepto acomodavam aqueles que vinham venerar o santuário. Durante as missas com procissões, a nave central acomodava apenas o clero, enquanto os leigos ficavam relegados às naves laterais. Um átrioespaçoso precedia a martyrium e este conjunto serviu como modelo para inúmeras igrejas construídas posteriormente em Roma e em outras partes do mundo.



- Assim como a Basílica de São Pedro, a Igreja da Natividade era uma basílica precedida por um átrio, mas em vez do transeptos e uma abside, havia um octógono ao término da nave central. Uma passagem em volta do octógono permitia aos peregrinoscircular e ver a gruta através de uma abertura no chão.

[pic]

Basílica de Natividade, Belém 333 d.C., construída por Constantino sobre a gruta na qual, segundo a tradição, Jesus nasceu.



BATISTÉRIOS

- O batismo era um importante sacramento e ritual cristão. Durante o período paleocristão diversas edificações foram construídas para abrigar as atividades envolvidas neste sacramento....
tracking img